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dc.contributor.authorOliveira, Pedro Carrara de
dc.date.accessioned2022-05-04T22:22:13Z
dc.date.available2022-05-04T22:22:13Z
dc.date.issued2022-05-02
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pedro Carrara de. Coparentalidade e o desenvolvimento da cognição social em crianças pré-escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16027.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16027
dc.description.abstractSeveral studies have investigated the ability of young children to discriminate between good and bad information in new learning situations in a phenomenon known as Selective Trust or Selective Learning. Some studies have been particularly interested in the factors that control selective learning such as the informant's gender, the informat's familiarity, the reliability history, among others. In Brazil, however, the number of surveys on selective trust is still limited. The present study aims to contribute to this line of investigation in the country by investigating the role of parents' coparental relationship in the selective trust of Brazilian children. The original project had provided the participation of thirty-six children from 4 to 6 years old; however, due to difficulties in reaching participants to join the online survey, only 6 families (6 children and 12 parents) participated, out of a total of 41 individuals who had manifested interest). To assess selective trust, the classical paradigm was used, which involved a naming task and two potential informants with distinct reliability histories (i.e., one informant always provides the wrong name of an object and the other always names it correctly). To assess coparenting, the Coparental Relationship Scale was used, which was delivered to parents via google forms. The results indicate that parents' scores on 3 subscales of the Coparental Relationship scale [e.g. coparental support (mother), coparental sabotage (mother) and coparental support (father)] are directly related to the performance of their children in the Selective Trust task. The results also suggest correlations between the scores of mothers and fathers on 6 subscales of the Coparental Relationship Scale. In conclusion, the present study also demonstrates that online data collection is a possible tool for experimental research in psychology, facilitating the participation of people who live far from universities or who are in social isolation due to the Covid-19 pandemic, although dissemination via social networks has not achieved the expected results.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCognição socialpor
dc.subjectCoparentalidadepor
dc.subjectConfiança seletivapor
dc.subjectPré-escolarespor
dc.subjectSocial cognitioneng
dc.subjectCoparentingeng
dc.subjectSelective trusteng
dc.subjectPreschoolerseng
dc.titleCoparentalidade e o desenvolvimento da cognição social em crianças pré-escolarespor
dc.title.alternativeCoparenting and sociocognitive development in preschool aged childreneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Débora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoDiversos estudos têm investigado a habilidade de crianças pequenas discriminarem bons e maus informantes em situações novas de aprendizagem, um fenômeno conhecido como confiança ou aprendizagem seletiva. Alguns pesquisadores têm se interessado particularmente nos fatores que controlam a aprendizagem seletiva, mais especificamente, o gênero do informante, a familiaridade com o informante, o histórico de confiabilidade, entre outros. No Brasil, no entanto, o número de pesquisas sobre confiança seletiva é ainda limitado. O presente estudo tem como objetivo contribuir para essa linha de investigação no país, investigando o papel da relação coparental dos pais na confiança seletiva de crianças brasileiras. O projeto original previa a participação de trinta e seis crianças, de 4 a 6 anos de idade, mas em razão de dificuldades para conseguir adesão de participantes para a pesquisa online, até o presente momento, apenas 6 famílias (6 crianças e 12 pais) efetivamente participaram, de um total de 41 que manifestaram interesse. Para avaliar a confiança seletiva, foi utilizado o paradigma clássico envolvendo uma tarefa de nomeação por dois potenciais informantes com históricos de confiabilidade distintos (i.e., um informante sempre diz o nome errado dos objetos e o outro sempre diz o nome correto). Para avaliar coparentalidade, foi utilizada a Escala da Relação Coparental, que foi entregue aos pais via google form. Os resultados indicam que os escores em 3 subescalas da Escala da Relação Coparental- ERC (e.g., apoio coparental/mãe, sabotagem coparental/mãe e suporte coparental/pai) podem estar associados ao desempenho de suas(seus) filhas(os) na tarefa de confiança seletiva. Os resultados também indicam correlações entre os escores das mães e dos pais em 6 subescalas da Escala da relação coparental. Por fim, os resultados sugerem que, apesar da divulgação via redes sociais não ter obtido os resultados esperados, a coleta on-line de dados é uma ferramenta possível para pesquisas experimentais em psicologia, facilitando a participação de pessoas que residem longe das universidades, ou que estão cumprindo isolamento social.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.description.sponsorshipId202008594-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6056800048905739por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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