Show simple item record

dc.contributor.authorFerrador, Amanda Barbosa
dc.date.accessioned2022-05-04T23:20:11Z
dc.date.available2022-05-04T23:20:11Z
dc.date.issued2022-05-02
dc.identifier.citationFERRADOR, Amanda Barbosa. A atuação de psicólogos escolares diante da pandemia do COVID-19: um estudo intercultural entre Brasil e Estados Unidos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16029.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16029
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the impacts of the pandemic on the work of school psychologists in the American and Brazilian contexts. In addition, we analyzed the differences and similarities described by the professionals who worked in these two contexts. Twenty-eight school psychologists participated in the study, half (n=14) who worked in Brazil and the other half (n=14) who worked in the United States. Data were collected through semi-structured interviews and were analyzed through Thematic Analysis. The results identified more similarities between the two contexts, although important differences were also identified. The study revealed school psychologists’ feelings of unpreparedness to adapt their routines to the remote teaching model, lack of adequate technical guidance, and increased levels of stress. In addition, the study revealed that school psychologists from both countries perceived that students had differentiated access to technological resources and the Internet. Differences that emerged between the two groups included the effects on communication with families and the time the school psychologists could dedicate to their own families and leisure activities during the pandemic, with the American psychologists bringing more positive reports in these dimensions.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.subjectEstudo qualitativopor
dc.subjectPsychologistseng
dc.subjectSchool psychologistseng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectQualitative studyeng
dc.titleA atuação de psicólogos escolares diante da pandemia do COVID-19: um estudo intercultural entre Brasil e Estados Unidospor
dc.title.alternativeThe work of school psychologists in the face of the COVID-19 pandemic: a cross-cultural study between Brazil and the United Stateseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alex Sandro Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090por
dc.contributor.advisor-co1Noltemeyer, Amity
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar os impactos da pandemia no trabalho de psicólogos escolares do contexto americano e brasileiro. Complementarmente, buscou-se analisar as diferenças e similaridades descritas pelos próprios profissionais que atuavam nesses dois contextos. Participaram do estudo 28 psicólogos escolares, sendo metade dos participantes (n=14) profissionais que atuavam no Brasil e a outra metade (n=14) nos Estados Unidos. A coleta de dados se deu por meio do uso de um roteiro de entrevista semiestruturado e a análise de dados ocorreu por meio da Análise Temática. Os resultados identificaram mais similaridades, embora também tenham sido identificadas diferenças importantes. O estudo revelou o sentimento de despreparo para adaptar suas rotinas ao modelo de ensino remoto, a sensação de que não receberam orientações técnicas adequadas e o aumento nos níveis de estresse. Complementarmente, o estudo revelou que os psicólogos escolares de ambos países tiveram a percepção de que os estudantes tiveram acesso diferenciado a recursos tecnológicos e à internet, mas que as ações para a continuidade de distribuição de alimentos para as famílias mais vulneráveis foi uma iniciativa de suma importância. O que contrastou fortemente nas entrevistas entre os dois grupos foi a percepção de manutenção dos vínculos entre as famílias dos estudantes e em relação ao tempo os psicóloga escolares puderam se dedicar às próprias famílias e atividades de lazer durante a pandemia, sendo que os psicólogos americanos trouxeram relatos mais positivos nessas dimensões.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.description.sponsorshipId2020/13555-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5280842134501676por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil