Mostrar el registro sencillo del ítem
A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical
dc.contributor.author | Santos, Erick Quintino dos | |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T11:08:11Z | |
dc.date.available | 2022-05-06T11:08:11Z | |
dc.date.issued | 2022-04-19 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Erick Quintino dos. A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16048 | |
dc.description.abstract | This study presents a proposal based on the application of innovative methodologies through didactic sequences for the teaching of Mathematics to Elementary School II students. It aims to introduce concepts about fractions from the perspective of the relationship between ratios, in order to complement and deepen concepts on the subject, combined with the traditional form of presentation provided for in the National Curricular Parameters (PCN's) and in the National Common Curricular Base (BNCC) of Education Fundamental II, through practices related to Music and the study of the musical scale using new perspectives and methodologies that provide cognitive and socio-emotional structures for the teaching of Mathematics in a consistent and meaningful way, where it is expected that in this way students receive opportunities of new experiences during the didactic sequence so that they can implement and maintain learning throughout their lives, applying it in society as one of the guarantees that Education proposes to fulfill. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Exatas | por |
dc.subject | Frações | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Exact sciences | eng |
dc.subject | Fractions | eng |
dc.subject | Math | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.title | A Matemática da música: uma abordagem para o ensino de frações através da teoria musical | por |
dc.title.alternative | The Mathematics of music: an approach to the teaching of fractions through music theory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma proposta pautada na aplicação de metodologias inovadoras através de sequências didáticas para o ensino de Matemática para alunos do Ensino Fundamental II. Tem por objetivos introduzir conceitos sobre frações pela perspectiva da relação entre razões, de modo a complementar e aprofundar conceitos sobre o tema, combinados à forma tradicional de apresentação prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, através de práticas relacionadas à Música e ao estudo da escala musical utilizando-se de novas perspectivas e metodologias que fornecem estruturas cognitivas e socioemocionais para o ensino da Matemática de maneira consistente e significativa, onde se espera que dessa forma os alunos recebam oportunidades de novas experiências durante a sequência didática para que consigam concretizar e manter o aprendizado por toda sua vida, aplicando-o em sociedade como uma das garantias que a Educação se propõe a cumprir. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8004205234746096 | por |