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dc.contributor.authorLima, Bárbara
dc.date.accessioned2022-05-10T11:41:32Z
dc.date.available2022-05-10T11:41:32Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.identifier.citationLIMA, Bárbara. Campanhas eleitorais televisivas e agenda temática nas disputas presidenciais de 1994 a 2014: PT e PSDB. 2021. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16095.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16095
dc.description.abstractElectoral campaigns occupy a central position in political practices and party strategies. Over the years, with the modernization and professionalization of campaigns, political parties have adapted to the new reality, hired marketing professionals, and adjusted their strategies and thematic agendas to the communicational logic. In Brazil, this process is observed mainly in the campaigns broadcasted in the Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (Free Time for Electoral Propaganda). Television was for many years the main source of political information, and thus HGPE is a privileged space for the presentation and observation of themes. For 20 years the Brazilian campaigns were polarized between PT and PSDB, together these parties obtained the largest part of the valid votes and the greatest access to block advertising time. Based on these affirmations, this paper seeks to answer the following questions: Which themes have predominated in the TV presidential campaigns of PT and PSDB over time? Being the hypotheses: 1) There is a decline in the thematic segments presented in HGPE of the presidential disputes between PT and PSDB between 1994 and 2014. 2) Due to the professionalization of the campaigns, the parties present a thematic convergence over the years 3) Even though the parties present theme convergence over the years, the content of the themes presented is divergent. The results show that the parties do present a convergence in the thematic agendas, but that this convergence is not expressed in the strategies used to present them. We conclude that polarization is also expressed in the thematic agendas.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampanhas eleitoraispor
dc.subjectAgenda temáticapor
dc.subjectCampaignseng
dc.subjectThematic agendaeng
dc.subjectHGPEeng
dc.titleCampanhas eleitorais televisivas e agenda temática nas disputas presidenciais de 1994 a 2014: PT e PSDBpor
dc.title.alternativeTelevision electoral campaigns and thematic agenda in the presidential disputes from 1994 to 2014: PT and PSDBeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Fernando Antonio Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291864794986993por
dc.description.resumoAs campanhas eleitorais ocupam posição central nas práticas políticas e estratégias partidárias, ao passar dos anos com a modernização e profissionalização das campanhas os partidos políticos de adequaram a nova realidade, inseriram profissionais de marketing e ajustaram as estratégias e e adaptaram as agendas temáticas à lógica comunicacional. No Brasil, esse processo é observado principalmente nas campanhas veiculadas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. A televisão foi por muitos anos a principal fonte de informação política, deste modo, o HGPE é um espaço privilegiado de apresentação e observação de temas. Ao longo de 20 anos as campanhas brasileiras foram polarizadas entre PT e PSDB, juntos os partidos obtveram a maior parte dos votos válidos e a maior acesso ao tempo de propaganda em bloco. A partir dessas afirmações, o presente trabalho busca responder: Quais temas predominaram nas campanhas presidenciais televisivas do PT e PSDB ao longo do tempo? Sendo as hipóteses : 1) Há um declínio nos segmentos temáticos apresentados no HGPE das disputas presidenciais entre PT e PSDB entre 1994 e 2014. 2) Em função da profissionalização das campanhas, os partidos apresentam uma convergência temática ao longo dos anos 3) Ainda que os partidos apresentem convergência de temas ao longo dos anos, o conteúdo dos temas apresentados é divergente. Os resultados mostram que os partidos apresentam de fato uma convergência nas agendas temáticas, mas que essa convergência não se expressa nas estratégias utilizadas na apresentação dos mesmos. Concluímos que a polarização também é expressada nas agendas temáticaspor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNOpor
dc.description.sponsorshipId88882.426537/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2222793846274585por


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