Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Ana Luzia Chavez
dc.date.accessioned2022-05-17T12:58:11Z
dc.date.available2022-05-17T12:58:11Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.identifier.citationGOMES, Ana Luzia Chavez. Desafios e alternativas financeiras em universidade pública brasileira: um estudo sobre o crowdfunding. 2021. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16135.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16135
dc.description.abstractAccess to information is a necessity in an increasingly technological society, and it is up to the university, among others, to seek to facilitate access and dissemination of information, contributing to improving the quality of life. Thus, it is necessary that the public communication process of science is revisited and adapted to the new demands of society. Science, Technology and Society is an area that is concerned with the social issues and controversies of science and technology and their possible consequences, unfolding and impacts. In this context, crowdfunding emerges, which in practice is one of the forms of collective financing, carried out through campaigns that are available on specialized websites, whose intention is to allow greater engagement, which can lead society to get involved in the process of doing science. This thesis is based on the assumption that crowdfunding is a phenomenon that can be adapted to the reality of the Brazilian public university that has suffered severe impacts caused by neoliberal political agendas, which jeopardize its financial sustainability. To this end, we used the bibliographic review to understand the state of the art of the crowdfunding theme and correlating it with the practical experience of practical campaigns to understand its possibility of application within universities. In the end, we understand that it is feasible and that there are some aspects that need to be further explored adapted to the Brazilian reality, since most of the examples of crowdfunding that we found applied to universities were of foreign origin.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidade financeirapor
dc.subjectFinanciamento coletivopor
dc.subjectCTSpor
dc.subjectComunicação Pública da Ciênciapor
dc.subjectFinancial sustainabilityeng
dc.subjectSTSeng
dc.subjectPublic communication of science.eng
dc.subjectCrowdfundingeng
dc.titleDesafios e alternativas financeiras em universidade pública brasileira: um estudo sobre o crowdfundingpor
dc.title.alternativeChallenges and financial alternatives in a Brazilian public university: a study on crowdfundingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Costa, Luzia Sigoli Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110248272001369por
dc.description.resumoO acesso à informação é uma necessidade em uma sociedade cada vez mais tecnológica, e cabe à universidade, entre outros, procurar facilitar o acesso e a disseminação da informação, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, torna-se necessário que o processo de comunicação pública da ciência seja revisitado e adaptado para as novas demandas da sociedade. A Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma área que se preocupa com as questões e controvérsias sociais da ciência e da tecnologia e suas possíveis consequências, desdobramento e impactos. Nesse bojo, surge o crowdfunding, que na prática é uma das formas de financiamento coletivo, realizado por meio de campanhas que são disponibilizadas em sites especializados, cuja intenção é a de permitir um maior engajamento, o que pode levar a sociedade a se envolver no processo de fazer ciência. Essa tese então parte do pressuposto de que o crowdfunding é um fenômeno que pode ser adaptado à realidade da universidade pública brasileira que têm sofrido severos impactos ocasionados por agendas políticas neoliberais, que prejudicam sua sustentabilidade financeira. Para tanto utilizamos a revisão bibliográfica para compreender o estado da arte da temática crowdfunding e correlacionando com a experiência prática de campanhas práticas para entender sua possibilidade de aplicação dentro das universidades. Ao final entendemos que é viável e que existem alguns aspectos que precisam ser mais explorados adaptados à realidade brasileira, visto que em sua maioria, os exemplos de crowdfunding que encontramos aplicados às universidades foram de origem estrangeira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4334350382862522por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil