dc.contributor.author | Gomes, Ana Luzia Chavez | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T12:58:11Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T12:58:11Z | |
dc.date.issued | 2021-02-25 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Luzia Chavez. Desafios e alternativas financeiras em universidade pública brasileira: um estudo sobre o crowdfunding. 2021. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16135. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16135 | |
dc.description.abstract | Access to information is a necessity in an increasingly technological society, and it is up
to the university, among others, to seek to facilitate access and dissemination of
information, contributing to improving the quality of life. Thus, it is necessary that the
public communication process of science is revisited and adapted to the new demands
of society. Science, Technology and Society is an area that is concerned with the social
issues and controversies of science and technology and their possible consequences,
unfolding and impacts. In this context, crowdfunding emerges, which in practice is one
of the forms of collective financing, carried out through campaigns that are available on
specialized websites, whose intention is to allow greater engagement, which can lead
society to get involved in the process of doing science. This thesis is based on the
assumption that crowdfunding is a phenomenon that can be adapted to the reality of the
Brazilian public university that has suffered severe impacts caused by neoliberal
political agendas, which jeopardize its financial sustainability. To this end, we used the
bibliographic review to understand the state of the art of the crowdfunding theme and
correlating it with the practical experience of practical campaigns to understand its
possibility of application within universities. In the end, we understand that it is feasible
and that there are some aspects that need to be further explored adapted to the Brazilian
reality, since most of the examples of crowdfunding that we found applied to
universities were of foreign origin. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sustentabilidade financeira | por |
dc.subject | Financiamento coletivo | por |
dc.subject | CTS | por |
dc.subject | Comunicação Pública da Ciência | por |
dc.subject | Financial sustainability | eng |
dc.subject | STS | eng |
dc.subject | Public communication of science. | eng |
dc.subject | Crowdfunding | eng |
dc.title | Desafios e alternativas financeiras em universidade pública brasileira: um estudo sobre o crowdfunding | por |
dc.title.alternative | Challenges and financial alternatives in a Brazilian public university: a study on crowdfunding | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Luzia Sigoli Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8110248272001369 | por |
dc.description.resumo | O acesso à informação é uma necessidade em uma sociedade cada vez mais tecnológica,
e cabe à universidade, entre outros, procurar facilitar o acesso e a disseminação da
informação, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, torna-se
necessário que o processo de comunicação pública da ciência seja revisitado e adaptado
para as novas demandas da sociedade. A Ciência, Tecnologia e Sociedade é uma área
que se preocupa com as questões e controvérsias sociais da ciência e da tecnologia e
suas possíveis consequências, desdobramento e impactos. Nesse bojo, surge o
crowdfunding, que na prática é uma das formas de financiamento coletivo, realizado por
meio de campanhas que são disponibilizadas em sites especializados, cuja intenção é a
de permitir um maior engajamento, o que pode levar a sociedade a se envolver no
processo de fazer ciência. Essa tese então parte do pressuposto de que o crowdfunding é
um fenômeno que pode ser adaptado à realidade da universidade pública brasileira que
têm sofrido severos impactos ocasionados por agendas políticas neoliberais, que
prejudicam sua sustentabilidade financeira. Para tanto utilizamos a revisão bibliográfica
para compreender o estado da arte da temática crowdfunding e correlacionando com a
experiência prática de campanhas práticas para entender sua possibilidade de aplicação
dentro das universidades. Ao final entendemos que é viável e que existem alguns
aspectos que precisam ser mais explorados adaptados à realidade brasileira, visto que
em sua maioria, os exemplos de crowdfunding que encontramos aplicados às
universidades foram de origem estrangeira. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4334350382862522 | por |