dc.contributor.author | Del Rovere, Monise Bacci | |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T12:57:34Z | |
dc.date.available | 2022-06-01T12:57:34Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.citation | DEL ROVERE, Monise Bacci. Resolução de Problemas: um olhar sobre as dificuldades apresentadas por alunos de 5º ano e proposta de sequência didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16226. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16226 | |
dc.description.abstract | The present work aims to identify the difficulties that students find in problem-solving activities, in order to identify and solve these obstacles in order to facilitate the learning of math. The research was developed taking into account both theoretical and practical aspects. The research methodology used was based on the principles of Didactic Engineering. As a theoretical framework for the present work, renowned authors were used who addressed the importance of problem solving for the development of students’ logical mathematical reasoning and as a tool that helps the teaching and learning process. The importance of working on reading and writing in mathematics classes and the concept of literacy was also addressed. Finally, it was commented on the mathematical operations, important aspects in their learning, as well as possible difficulties that students may present. After, bibliographic studies and definition of the target audience of the research, a questionnaire was prepared for the parents of the students about their observations regarding the difficulties of their children with regard to problem solving. A list of activities was later elaborated for the students of the 5th year of elementary school to carry out, seeking to observe the difficulties encountered by the children. After that, interventions were made by the teacher in relation to the main points observed and new activities were applied to observe the Evolution of the students. It was evident that, after the teacher's intervention, the students showed progress, either in mathematical operations or in the interpretation of problems, thus demonstrating the importance of the teacher's attentive look towards the student, looking for strategies to assist their teaching and learning process. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Operações | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.title | Resolução de Problemas: um olhar sobre as dificuldades apresentadas por alunos de 5º ano e proposta de sequência didática | por |
dc.title.alternative | Problem Solving: a look at the difficulties presented by 5th grade students and a proposal for a didactic sequence | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertoncello, Luciene Nogueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8028970771846775 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa as dificuldades que os alunos encontram nas atividades de resolução de problemas, com a finalidade de identificar e resolver esses entraves, para assim facilitar a aprendizagem da matemática. A pesquisa foi desenvolvida levando em consideração, tanto aspectos teóricos como práticos. A metodologia de pesquisa utilizada foi baseada nos princípios da Engenharia Didática. Como referencial teórico do presente trabalho foram utilizados autores renomados, que abordaram a importância da resolução de problemas, para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos e como uma ferramenta que auxilia o processo de ensino e aprendizagem. Foi abordada ainda, a importância de trabalhar a leitura e escrita nas aulas de matemática e o conceito de letramento. Por fim, comentou-se à respeito das operações matemáticas, aspectos importantes na aprendizagem das mesmas, bem como possíveis dificuldades que os alunos podem apresentar. Após estudos bibliográficos e definição do público alvo da pesquisa, foi elaborado um questionário para os pais dos alunos sobre as observações dos mesmos, quanto as dificuldades dos seus filhos no que se refere a resolução de problemas. Elaborou-se posteriormente uma lista de atividades para que os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental realizassem buscando observar as dificuldades encontradas pelas crianças. Depois disso, foram feitas intervenções pela professora com relação aos principais pontos observados e aplicadas novas atividades para observar a evolução dos estudantes. Ficou evidenciado que, após a intervenção da professora, os alunos apresentaram avanço, seja nas operações matemáticas ou na interpretação dos problemas, demonstrando assim, a importância do olhar atento do professor para o discente, buscando estratégias para auxiliar seu processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5952902071783235 | por |