Show simple item record

dc.contributor.authorNeves, Francisco Fabiano
dc.date.accessioned2022-06-21T12:53:10Z
dc.date.available2022-06-21T12:53:10Z
dc.date.issued2022-04-26
dc.identifier.citationNEVES, Francisco Fabiano. Intervenções de êxito no enfrentamento e prevenção do bullying envolvendo pessoas tímidas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16303.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16303
dc.description.abstractThe school routine can present cases of violence that possibly cause harm to students. One of these types of violence that can occur is bullying, which should not be confused or taken as a joke by the students. Having as characteristics of their aggressive acts intentionality and repetition, with power disparity involving domination, the phenomenon can be intensified and facilitated if it involves shy people. This is because shy people usually have a relationship with fear, which generates isolation and inhibition. In this way, after the conclusion of the Scientific Initiation research carried out during the Graduation, questions arose about how the topic is treated in elementary schools. The bibliographic research of the monograph aimed to identify, analyze and discuss successful interventions in confronting and preventing bullying involving shy people, published between 2017 and 2021 in public or private elementary schools, in order to identify what they reveal in terms of their results, to highlight the importance of such actions and generate a reference for future teaching practices. Thus, we selected four academic works from the Google Scholar database, chosen for presenting more results using the defined keywords, among thirty previously designated after reading the titles and abstracts. The conclusions point to the collective and the social environment as contributors to the positive results obtained in the interventions, with reports of overcoming shyness, support for victims of bullying and involvement of the school community in actions to confront and prevent bullying involving shy people.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTimidezpor
dc.subjectIntervençõespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectShynesseng
dc.subjectInterventionseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleIntervenções de êxito no enfrentamento e prevenção do bullying envolvendo pessoas tímidaspor
dc.title.alternativeSuccessful interventions in confronting and preventing bullying involving shy peopleeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Campos, Douglas Aparecido de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847352503840983por
dc.description.resumoO cotidiano escolar pode apresentar casos de violências que possivelmente acarretam prejuízos aos discentes. Uma dessas violências que podem ocorrer é o bullying, que não deve ser confundido ou tido como brincadeira dos (as) alunos (as). Tendo como características de seus atos agressivos a intencionalidade e a repetição, havendo disparidade de poder envolvendo dominação, o fenômeno pode ser intensificado e facilitado se envolver pessoas tímidas. Isso ocorre porque os tímidos geralmente apresentam relação com o medo, que gera o isolamento e a inibição. Dessa forma, após a conclusão da pesquisa de Iniciação Científica realizada durante a Graduação, surgiram questionamentos a respeito de como o tema é tratado nas escolas de Ensino Fundamental. A pesquisa bibliográfica da monografia teve o objetivo de identificar, analisar e discutir as intervenções de êxito no enfrentamento e prevenção do bullying envolvendo pessoas tímidas, publicados entre 2017 e 2021 em escolas públicas ou privadas de Ensino Fundamental, a fim de identificar o que elas revelam em termos de seus resultados, para evidenciar a importância de tais ações e gerar referencial para futuras práticas docentes. Assim, selecionamos quatro trabalhos acadêmicos da base de dados Google Scholar, escolhida por apresentar mais resultados utilizando as palavras-chave definidas, dentre trinta previamente designados mediante leitura prévia dos títulos e resumos. As conclusões apontam para o coletivo e o meio social como contribuintes para os resultados positivos obtidos nas intervenções, com relatos de superação da timidez, apoio às vítimas do bullying e envolvimento da comunidade escolar nas ações de enfrentamento e prevenção ao bullying envolvendo pessoas tímidas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7667564763806333por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL/Dpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil