dc.contributor.author | Campos, Roberta Carvalho Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T13:05:32Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T13:05:32Z | |
dc.date.issued | 2021-11-10 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Roberta Carvalho Pereira. "Eu quero é que se exploda a periferia toda": análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção "Classe média", de Max Gonzaga. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16406. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16406 | |
dc.description.abstract | The object of this research is the song "Classe Média". Through the recognition of its musical and poetic elements, we intended to verify how the neoliberal ideology is portrayed in the song. The proposal was based on the concept of critical song by Santuza Naves (2010), as well as other authors who recognized the presence of critical elements in popular songs. To understand the content of the song's lyrics, the main reference was the book by Jessé Souza (2018), which deals with the context and process of socio-historical formation of the Brazilian middle class. The musical analysis was carried out from the transcription of its melodic line and harmony, which were examined through the perspective of song semiotics as proposed by Tatit (2002), but also considering aspects of vocal behavior as discussed by Machado (2012, 2013). The study of this song revealed the presence of irony in the description of this middle-class subject, the contrast between his ideal of distinction and his less favorable economic condition, his criticism of the State and his alignment with discourses produced by the media. The research also showed how the musical elements sometimes reinforced the lightness of this ironic lyrics, but in other moments brought up a certain tension that favored a reflection on the discussed themes. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Canção crítica | por |
dc.subject | Classe média | por |
dc.subject | Canção popular e sociedade | por |
dc.title | "Eu quero é que se exploda a periferia toda": análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção "Classe média", de Max Gonzaga | por |
dc.title.alternative | “I want the whole periphery to explode”: analysis of the critique of neoliberal ideology expressed in the song "Classe média" ("Middle class"), by Max Gonzaga | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Adelcio Camilo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4163948825825308 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objeto de pesquisa a canção "Classe média". A partir do reconhecimento de seus elementos musicais e poéticos, pretendeu-se verificar como a ideologia neoliberal é retratada na canção. A proposta teve como base o conceito de canção crítica de Santuza Naves (2010), bem como outros autores que reconheceram a presença de elementos críticos no cancioneiro popular. Para compreender o conteúdo da letra da canção, tomou-se como principal referência o livro de Jessé Souza (2018) que trata sobre o contexto e o processo de formação sócio-histórico da classe média brasileira. A análise musical foi realizada a partir da transcrição de sua linha melódica e harmonia, que foram examinadas a partir da perspectiva da semiótica da canção tal qual proposta por Tatit (2002), mas considerando também aspectos do comportamento vocal conforme discutido por Machado (2012, 2013). O estudo dessa canção revelou a presença da ironia na descrição deste sujeito de classe média, o contraste entre seu ideal de distinção e sua condição econômica não tão favorável, sua crítica ao Estado e seu alinhamento a discursos produzidos pela mídia. A pesquisa evidenciou ainda como os elementos musicais ora reforçavam a leveza dessa letra irônica, ora traziam à tona uma certa tensão, favorecendo uma reflexão sobre os temas discutidos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0367188363367779 | por |
dc.publisher.course | Música - MusL | por |