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O mundo secreto das abelhas: produção de material didático à luz dos fundamentos da Educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores
dc.contributor.author | Spiazzi, Paula Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T18:06:01Z | |
dc.date.available | 2022-08-29T18:06:01Z | |
dc.date.issued | 2022-04-25 | |
dc.identifier.citation | SPIAZZI, Paula Santos. O mundo secreto das abelhas: produção de material didático à luz dos fundamentos da Educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16541. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16541 | |
dc.description.abstract | The legacy of a critical-transformative education is one of the main legacies of the work and work of Paulo Freire, which is based on problematization, contextualization and interdisciplinarity in order to train critical-transformative citizens, so that the practices and knowledge seized by the students allow them to act in reality in a way that relationships between nature, society and culture. This conception freirean education articulated to critical environmental education (EAC), configures the Critical-transforming environmental education (EACT) via generating themes. This research was developed with a class of elementary school II, seeking the survey of sociocultural and natural contradictions around environmental issues, in search of the theme adopted as a criterion for the elaboration of an EACT programming. Essa resultou na produção de um material didático de EAC voltado ao papel das abelhas no meio ambiente, compreendido em sua totalidade, bem como na relação entre os seres humanos e as abelhas, visando colaborar com a formação de sujeitos críticos para uma atuação transformadora, empoderadora e humana, na realidade concreta injusta, exploratória e desigual. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pesquisa-ação | por |
dc.subject | Educação libertadora | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Educação crítica | por |
dc.subject | Formação humana | por |
dc.subject | Action search | eng |
dc.subject | Liberating education | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Critical education | eng |
dc.subject | Human formation | eng |
dc.title | O mundo secreto das abelhas: produção de material didático à luz dos fundamentos da Educação ambiental crítico-transformadora via temas geradores | por |
dc.title.alternative | El mundo secreto de las abejas: producción de material didáctico a la luz de los fundamentos de la educación ambiental transformadora crítica a través de la generación de temas | esp |
dc.title.alternative | The secret world of bees: production of didactic material in the light of the fundamentals of critical-transforming environmental education via generating themes | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Juliana Rezende | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 | por |
dc.description.resumo | O legado de uma educação crítico-transformadora é uma das principais heranças do trabalho e obra de Paulo Freire, que se fundamenta na problematização, contextualização e interdisciplinaridade, a fim de formar cidadãos crítico-transformadores, de modo que as práticas e conhecimentos apreendidos pelos educandos permitam-lhes atuar na realidade de forma consciente das relações existentes entre natureza, sociedade e cultura. Essa concepção educacional freireana articulada à educação ambiental crítica (EAC), configura a vertente de Educação ambiental crítico-transformadora (EACT) via temas geradores. A presente pesquisa foi desenvolvida com uma turma de ensino fundamental II, buscando o levantamento de contradições socioculturais e naturais em torno das questões ambientais, em busca do tema gerador, adotado como critério para a elaboração de uma programação de EACT. Essa resultou na produção de um material didático de EAC voltado ao papel das abelhas no meio ambiente, compreendido em sua totalidade, bem como na relação entre os seres humanos e as abelhas, visando colaborar com a formação de sujeitos críticos para uma atuação transformadora, empoderadora e humana, na realidade concreta injusta, exploratória e desigual. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |