Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva Santos, Bruno
dc.date.accessioned2022-09-16T12:50:16Z
dc.date.available2022-09-16T12:50:16Z
dc.date.issued2021-09-22
dc.identifier.citationSILVA SANTOS, Bruno. De outros ratos e outras humanidades: uma etnografia das relações entre ratos e humanos nas aldeias Guarani-Mbya no Jaraguá (São Paulo/SP). 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16626.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16626
dc.description.abstractThe presence of companion and domestic animals in the daily life of Amerindian societies has been described and analyzed by a growing anthropological bibliography, and also aroused the interest of ethnologists working with the Guarani people. These works highlight the central role of animals in hunting practices, mythological narratives, cosmological categories and in the production of personhood in the Guarani-Mbya society. In contrast, there is scant information and discussion about the so-called commensal or synanthropic creatures, such as small rodents (rats), which coexist with the Guarani-Mbya people. This is a matter as crucial as it is neglected by anthropologists, considering that many indigenous villages, such as the villages in the Jaraguá Indigenous Land (São Paulo/SP), are close to urban and peri-urban areas – where rats are, as we know, a crowd. In this sense, the aim of this dissertation is to present an ethnography about the relations between the Guarani-Mbya people and commensal rats in the Jaraguá Indigenous Land, and to understand the way in which this people perceive, know, classify and relate to these beings. This work is particularly dedicated to understand the relations between rats, indigenous and non-indigenous through the sharp Guarani-Mbya criticism toward the whites’ way of living – which is described both in relation to my interlocutors' distrust of the epidemiology of zoonosis, and from the indigenous criticism toward the predatory potential of urban-industrial society. At the end, I argued that such indigenous criticism can be understood in relation with some Amerindian cosmological categories and mythical themes – showing how, from the Guarani-Mbya point of view, other rats and other humans inhabit big cities.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGuarani-Mbyapor
dc.subjectRatospor
dc.subjectRelação humano-animalpor
dc.subjectJaraguápor
dc.subjectRatseng
dc.subjectHuman-animal relationseng
dc.titleDe outros ratos e outras humanidades: uma etnografia das relações entre ratos e humanos nas aldeias Guarani-Mbya no Jaraguá (São Paulo/SP)por
dc.title.alternativeAbout other rats and other humanities: an ethnography of the relations between rats and humans in the Guarani-Mbya villages in Jaraguá (São Paulo/SP)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vander Velden, Felipe Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7289231173735671por
dc.description.resumoA presença de animais de companhia e de criação no cotidiano das sociedades indígenas na América do Sul vem sendo descrita e analisada por uma crescente bibliografia antropológica, e despertando igualmente o interesse de etnólogos trabalhando junto aos povos Guarani. Nesses trabalhos, evidencia-se o papel central dos animais nas práticas de caça, narrativas mitológicas, categoriais cosmológicas e na produção de pessoas para os Guarani-Mbya. Em contraste, há pouca informação e discussão sobre as chamadas criaturas comensais ou sinantrópicas, como pequenos roedores (ratos), que convivem com os Guarani-Mbya. Este é um assunto tão crucial quanto negligenciado pelos antropólogos, visto que muitas aldeias indígenas, como é o caso das aldeias na Terra Indígena (T.I.) Jaraguá (São Paulo/SP), estão localizadas próximas a áreas urbanas e periurbanas – onde ratos são, como se sabe, multidão. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é apresentar uma etnografia das relações entre os Guarani-Mbya e os ratos comensais na T.I. Jaraguá, dedicando-se a compreender o modo como este coletivo percebe, conhece, classifica e se relaciona com esses seres. O texto dedica-se, particularmente, a compreender as relações entre ratos, indígenas e não indígenas a partir da profunda crítica guarani ao modo de vida dos brancos – que é descrita tanto em relação à desconfiança de meus interlocutores acerca da epidemiologia das zoonoses quanto a partir da crítica indígena ao potencial predatório da sociedade urbano-industrial. Ao final, argumenta-se que essa crítica indígena pode ser compreendida em articulação com algumas categorias cosmológicas e temas míticos ameríndios – evidenciando como, desde o ponto de vista Guarani, outros ratos e outros humanos habitam as grandes cidades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.description.sponsorshipId19/03297-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1205818723139620por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil