dc.contributor.author | Pontes, Samantha de Oliveira Carmo | |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T12:16:00Z | |
dc.date.available | 2022-09-29T12:16:00Z | |
dc.date.issued | 2022-09-22 | |
dc.identifier.citation | PONTES, Samantha de Oliveira Carmo. Construindo uma pedagogia a partir de vivências: reflexões sobre minha trajetória e a importância da educação socioemocional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16727. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16727 | |
dc.description.abstract | This conclusion work is defined as a memorial, which aimsto rescue memories of my childhood
and adolescence, as well as my adulthood, combining my individual personal growth with the
environment which I was provided with, as well as the importance of my family and friends in
this path. In line with studies from the cultural-historical theory, and studies in the field of
neuroscience and social-emotional education, I seek to add meaning to the theoretical
foundation of my own history and to propose a more humane education that considers emotions,
the stages of child development, and that has as main goal to educate children in their entirety.
The work develops itself from a temporal perspective, in which I start by describing my
childhood and adolescence, through my studying years at the university until my moving to
another country, in which I detail my personal and professional growth, trying and seeking
answers to many challenges found throughout my pedagogical work with small children. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memorial de formação | por |
dc.subject | Teoria histórico cultural | por |
dc.subject | Educação sócio emocional | por |
dc.title | Construindo uma pedagogia a partir de vivências: reflexões sobre minha trajetória e a importância da educação socioemocional | por |
dc.title.alternative | Building a pedagogy based on experiences: reflections about my trajectory and the importance of socioemotional education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hai Arce, Alessandra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso se trata de um memorial de formação, que tem como
objetivo resgatar memórias de minha infância e adolescência, bem como de minha vida adulta,
combinando o meu crescer pessoal individual com o ambiente em que me foi proporcionado e
a importância de meus familiares e amigos nessa trajetória. Em consonância com estudos da
teoria histórico-cultural e estudos da área da neurociência e da educação socioemocional, busco
agregar sentido à fundamentação teórica da minha própria história e trazer a proposição de uma
educação mais humana, que leve em consideração as emoções, as fases do desenvolvimento
infantil, e tenha como objetivo educar a criança em sua integralidade. O trabalho se desenvolve
a partir de uma perspectiva temporal, onde começo descrevendo a minha infância e
adolescência, passando pelo período de graduação até a minha mudança de país, onde detalho
o meu crescimento pessoal e profissional, buscando encontrar respostas ou caminhos para
alguns desafios encontrados durante o trabalho pedagógico com crianças pequenas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |