A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930
Abstract
A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando à criação de organizações comprometidas com o aperfeiçoamento racial da população através do sanitarismo e do combate às ‘ameaças degenerativas’ representadas por negros, mestiços, estrangeiros e deficientes. Amparado pela perspectiva histórica com base na teoria crítica da sociedade, o artigo investiga o projeto utópico-racial do movimento eugenista na América Latina nas décadas de 1920-1930. Por meio de uma pesquisa documental sobre as correspondências e publicações dos eugenistas brasileiros e argentinos, analisamos as vicissitudes do campo intelectual que permitiram o desenvolvimento do racismo biológico latino-americano através da institucionalização da educação eugenista. Dialogando com a bibliografia especializada, demonstramos de que maneira tais documentos consistem em fontes fundamentais na compreensão da conexão Brasil-Argentina vislumbrada pelo movimento eugenista, bem como a permanência dessa rede de apoio intelectual ao longo do século XX.
Collections
The following license files are associated with this item: