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dc.contributor.authorRoitberg, Guilherme Prado
dc.coverage.spatialAarhus University (AU), Dinamarcapor
dc.date.accessioned2022-09-29T13:29:23Z
dc.date.available2022-09-29T13:29:23Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationROITBERG, Guilherme Prado. A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930. Diálogos Latinoamericanos, Aarhus University (AU), Dinamarca, v. 29, p. 101-116, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16732.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16732
dc.description.abstractA ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando à criação de organizações comprometidas com o aperfeiçoamento racial da população através do sanitarismo e do combate às ‘ameaças degenerativas’ representadas por negros, mestiços, estrangeiros e deficientes. Amparado pela perspectiva histórica com base na teoria crítica da sociedade, o artigo investiga o projeto utópico-racial do movimento eugenista na América Latina nas décadas de 1920-1930. Por meio de uma pesquisa documental sobre as correspondências e publicações dos eugenistas brasileiros e argentinos, analisamos as vicissitudes do campo intelectual que permitiram o desenvolvimento do racismo biológico latino-americano através da institucionalização da educação eugenista. Dialogando com a bibliografia especializada, demonstramos de que maneira tais documentos consistem em fontes fundamentais na compreensão da conexão Brasil-Argentina vislumbrada pelo movimento eugenista, bem como a permanência dessa rede de apoio intelectual ao longo do século XX.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent101-116por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofDiálogos Latinoamericanospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEugeniapor
dc.subjectEducação eugênicapor
dc.subjectRacismo científicopor
dc.subjectRenato Kehlpor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.titleA educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930por
dc.title.alternativeLatin American eugenic education: correspondence between Brazilian and Argentine intellectuals in the 1920s-1930seng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3993968379492241por
dc.identifier.urlhttps://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/118042por
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHpor
dc.citation.volume29por


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