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A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930
dc.contributor.author | Roitberg, Guilherme Prado | |
dc.coverage.spatial | Aarhus University (AU), Dinamarca | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T13:29:23Z | |
dc.date.available | 2022-09-29T13:29:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | ROITBERG, Guilherme Prado. A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930. Diálogos Latinoamericanos, Aarhus University (AU), Dinamarca, v. 29, p. 101-116, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16732. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16732 | |
dc.description.abstract | A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando à criação de organizações comprometidas com o aperfeiçoamento racial da população através do sanitarismo e do combate às ‘ameaças degenerativas’ representadas por negros, mestiços, estrangeiros e deficientes. Amparado pela perspectiva histórica com base na teoria crítica da sociedade, o artigo investiga o projeto utópico-racial do movimento eugenista na América Latina nas décadas de 1920-1930. Por meio de uma pesquisa documental sobre as correspondências e publicações dos eugenistas brasileiros e argentinos, analisamos as vicissitudes do campo intelectual que permitiram o desenvolvimento do racismo biológico latino-americano através da institucionalização da educação eugenista. Dialogando com a bibliografia especializada, demonstramos de que maneira tais documentos consistem em fontes fundamentais na compreensão da conexão Brasil-Argentina vislumbrada pelo movimento eugenista, bem como a permanência dessa rede de apoio intelectual ao longo do século XX. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 101-116 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Diálogos Latinoamericanos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Eugenia | por |
dc.subject | Educação eugênica | por |
dc.subject | Racismo científico | por |
dc.subject | Renato Kehl | por |
dc.subject | América Latina | por |
dc.subject | Teoria Crítica | por |
dc.title | A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930 | por |
dc.title.alternative | Latin American eugenic education: correspondence between Brazilian and Argentine intellectuals in the 1920s-1930s | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3993968379492241 | por |
dc.identifier.url | https://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/118042 | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH | por |
dc.citation.volume | 29 | por |