dc.contributor.author | Ferreira, Leticia da Costa | |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T18:42:58Z | |
dc.date.available | 2022-09-30T18:42:58Z | |
dc.date.issued | 2022-09-22 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Leticia da Costa. Educação Infantil e a criança negra: análise das produções do PPGE UFSCar sobre as relações étnico-raciais na infância (2004-2018). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16757. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16757 | |
dc.description.abstract | The present work deals with the black theme in early childhood education, especially in how
teaching and research on racial issues aimed at childhood contribute to combat actions that
minimize and disregard social, political and historical issues that influence the treatment of
the black population, especially children. The study relies on fragmented knowledge in 11
national academic productions, and the research is the product of a critical review of
specialized literature. The methodological approach admitted refers to a bibliographic
analysis from the perspective of qualitative research, which allows investigating and interpret
the contributions of the authors in an analytical way, going through the lines of research,
educational practices, as well as the levels of commitment, understanding and construction
of individual and collective conceptions in relation to the theme. The study's main goal is to
analyze how the selected researchers analyze and present in their scope racial and ethnic
issues in Early Childhood Education, as well as the young black child. For this, the
theoretical and methodological reference is based on the analysis of dissertations and
theses produced with a time frame of 2004 to 2018 in the base of the Graduate Program in
Education at the Federal University of São Carlos. In addition, it seeks to locate
methodologies present in academic productions that indicate principles of an anti-racist
education in childhood, which must necessarily be inclusive in all its levels and forms,
changing the conditions of existence of racialized populations, present in the social. The
problem that guides the development of this study was thus stipulated: "How does the
research produced in the scope of the PPGE of UFSCar analyze and present ethno-racial
issues in Early Childhood Education and the black child? What would be the contributions of
such works to foster an anti-racist pedagogical practice in childhood?". The results perceived
with the research unfold harmful relations that cause infinite violence in Children's Education,
which brings innumerable aspects to collaborate about the importance of ethno-racial
teaching since Children's Education and the positive impact that it promotes in the psyche of
children, as well as, the importance of Afro-Brazilian History and Culture in the school and in
the formation of teachers, in order to eliminate the diverse forms of racism and discrimination
that still prevail in our educational institutions. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Crianças negras | por |
dc.title | Educação Infantil e a criança negra: análise das produções do PPGE UFSCar sobre as relações étnico-raciais na infância (2004-2018) | por |
dc.title.alternative | Early childhood education and black child: analysis of PPGE productions UFSCar on ethnic-racial relations in childhood (2004-2018) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hai Arce, Alessandra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho versa sobre a temática negra no ensino infantil, em especial, em como
o ensino e pesquisa de questões raciais voltadas para as infâncias contribuem para o
combate a ações que minimizam e desconsideram questões sociais, políticas e históricas
que influenciam o tratamento da população negra, em especial a criança. O estudo, conta
com saberes fragmentados em 11 produções acadêmicas nacionais, sendo, a pesquisa
produto de uma revisão critica de literatura especializada, a abordagem metodológica
admitida refere-se a uma análise bibliográfica na perspectiva da pesquisa qualitativa, que
permite perquirir e interpretar as contribuições dos autores de maneira analítica,
perpassando as linhas de pesquisa traçadas, práticas educativas, bem como, os níveis de
comprometimento, compreensão e construção das concepções individuais e coletivas em
relação ao tema. O estudo tem como objetivo motor: debruçar-se em como as pesquisas
selecionadas analisam e apresentam em seu escopo questões raciais e étnicas na
Educação Infantil, bem como, a criança negra pequena. Para isto, o referencial teórico
metodológico está pautado na análise de dissertações e teses produzidas com recorte
temporal de 2004 a 2018 na base do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de São Carlos. Para além, se busca localizar metodologias presentes
nas produções acadêmicas que indiquem princípios de uma educação antirracista na
infância, esta que deve necessariamente ser inclusiva em todos os seus níveis e formas,
modificando as condições de existência das populações racializadas, presentes no social. A
problemática que orienta o desenvolvimento deste estudo, assim, ficou estipulado: “Como
as pesquisas produzidas no âmbito do PPGE da UFSCar analisam e apresentam as
questões étnico raciais na Educação Infantil e a criança negra? Quais seriam as
contribuições de tais trabalhos para fomentar uma prática pedagógica antirracista na
infância?”. Os resultados percebidos com a pesquisa desfraldam relações nocivas
causadoras de infinitas violências na Educação Infantil, o que traz inúmeros aspectos a
corroborar sobre a importância do ensino étnico-racial desde a Educação Infantil e o
impacto positivo que ele promove na psique das crianças, assim como, a importância da
História e Cultura Afrodescendente na escola e na formação de professores, a fim de
eliminar as diversas formas de racismo e discriminação que ainda prevalecem em nossas
instituições de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |