Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Leticia da Costa
dc.date.accessioned2022-09-30T18:42:58Z
dc.date.available2022-09-30T18:42:58Z
dc.date.issued2022-09-22
dc.identifier.citationFERREIRA, Leticia da Costa. Educação Infantil e a criança negra: análise das produções do PPGE UFSCar sobre as relações étnico-raciais na infância (2004-2018). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16757.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16757
dc.description.abstractThe present work deals with the black theme in early childhood education, especially in how teaching and research on racial issues aimed at childhood contribute to combat actions that minimize and disregard social, political and historical issues that influence the treatment of the black population, especially children. The study relies on fragmented knowledge in 11 national academic productions, and the research is the product of a critical review of specialized literature. The methodological approach admitted refers to a bibliographic analysis from the perspective of qualitative research, which allows investigating and interpret the contributions of the authors in an analytical way, going through the lines of research, educational practices, as well as the levels of commitment, understanding and construction of individual and collective conceptions in relation to the theme. The study's main goal is to analyze how the selected researchers analyze and present in their scope racial and ethnic issues in Early Childhood Education, as well as the young black child. For this, the theoretical and methodological reference is based on the analysis of dissertations and theses produced with a time frame of 2004 to 2018 in the base of the Graduate Program in Education at the Federal University of São Carlos. In addition, it seeks to locate methodologies present in academic productions that indicate principles of an anti-racist education in childhood, which must necessarily be inclusive in all its levels and forms, changing the conditions of existence of racialized populations, present in the social. The problem that guides the development of this study was thus stipulated: "How does the research produced in the scope of the PPGE of UFSCar analyze and present ethno-racial issues in Early Childhood Education and the black child? What would be the contributions of such works to foster an anti-racist pedagogical practice in childhood?". The results perceived with the research unfold harmful relations that cause infinite violence in Children's Education, which brings innumerable aspects to collaborate about the importance of ethno-racial teaching since Children's Education and the positive impact that it promotes in the psyche of children, as well as, the importance of Afro-Brazilian History and Culture in the school and in the formation of teachers, in order to eliminate the diverse forms of racism and discrimination that still prevail in our educational institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCrianças negraspor
dc.titleEducação Infantil e a criança negra: análise das produções do PPGE UFSCar sobre as relações étnico-raciais na infância (2004-2018)por
dc.title.alternativeEarly childhood education and black child: analysis of PPGE productions UFSCar on ethnic-racial relations in childhood (2004-2018)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hai Arce, Alessandra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a temática negra no ensino infantil, em especial, em como o ensino e pesquisa de questões raciais voltadas para as infâncias contribuem para o combate a ações que minimizam e desconsideram questões sociais, políticas e históricas que influenciam o tratamento da população negra, em especial a criança. O estudo, conta com saberes fragmentados em 11 produções acadêmicas nacionais, sendo, a pesquisa produto de uma revisão critica de literatura especializada, a abordagem metodológica admitida refere-se a uma análise bibliográfica na perspectiva da pesquisa qualitativa, que permite perquirir e interpretar as contribuições dos autores de maneira analítica, perpassando as linhas de pesquisa traçadas, práticas educativas, bem como, os níveis de comprometimento, compreensão e construção das concepções individuais e coletivas em relação ao tema. O estudo tem como objetivo motor: debruçar-se em como as pesquisas selecionadas analisam e apresentam em seu escopo questões raciais e étnicas na Educação Infantil, bem como, a criança negra pequena. Para isto, o referencial teórico metodológico está pautado na análise de dissertações e teses produzidas com recorte temporal de 2004 a 2018 na base do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Para além, se busca localizar metodologias presentes nas produções acadêmicas que indiquem princípios de uma educação antirracista na infância, esta que deve necessariamente ser inclusiva em todos os seus níveis e formas, modificando as condições de existência das populações racializadas, presentes no social. A problemática que orienta o desenvolvimento deste estudo, assim, ficou estipulado: “Como as pesquisas produzidas no âmbito do PPGE da UFSCar analisam e apresentam as questões étnico raciais na Educação Infantil e a criança negra? Quais seriam as contribuições de tais trabalhos para fomentar uma prática pedagógica antirracista na infância?”. Os resultados percebidos com a pesquisa desfraldam relações nocivas causadoras de infinitas violências na Educação Infantil, o que traz inúmeros aspectos a corroborar sobre a importância do ensino étnico-racial desde a Educação Infantil e o impacto positivo que ele promove na psique das crianças, assim como, a importância da História e Cultura Afrodescendente na escola e na formação de professores, a fim de eliminar as diversas formas de racismo e discriminação que ainda prevalecem em nossas instituições de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil