dc.contributor.author | Denadai, Bianca de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T16:53:59Z | |
dc.date.available | 2022-10-04T16:53:59Z | |
dc.date.issued | 2022-09-29 | |
dc.identifier.citation | DENADAI, Bianca de Souza. O desenvolvimento da afetividade e a formação de valores nas práticas pedagógicas: revisão da literatura histórico-cultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16798. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16798 | |
dc.description.abstract | From bibliographic sources of theoretical references that are based on Psychology
Historical-Cultural, this work aims to understand the development of
affectivity and the formation of values, as well as the mediations of school practices in this
development. For Historical-Cultural Psychology, the development of the psyche is
takes place in social relationships and in certain historical contexts, from the internalization of
culture by the subject during social relations. As a result, it is possible to show: that the
subject develops affective dimensions and internalizes values from the historical context
and social life to which it is inserted, with the practice of real and concrete experiences; that the practices
pedagogical practices within the school space must be well thought out and planned, since the
social relations established there define for the subject the type of social life that is
valued and contribute to the development of their affectivity. So we could
understand the affective-cognitive formation as a dynamic unit and also the
need to overcome the values that are not desired for a society
democratic, just, ethical and therefore human. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | por |
dc.subject | Valores | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Sentimentos | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.title | O desenvolvimento da afetividade e a formação de valores nas práticas pedagógicas: revisão da literatura histórico-cultural | por |
dc.title.alternative | The development of affectivity and the formation of values in pedagogical practices: history-cultural literature review | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Giselle Modé | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2726281356078379 | por |
dc.description.resumo | A partir de fontes bibliográficas de referenciais teóricos que têm por base a Psicologia
Histórico-Cultural, este trabalho tem por objetivo compreender o desenvolvimento da
afetividade e da formação de valores, assim como as mediações das práticas escolares neste
desenvolvimento. Para a Psicologia Histórico-Cultural, o desenvolvimento do psiquismo se
dá nas relações sociais e em determinados contextos históricos, a partir da internalização da
cultura pelo sujeito durante as relações sociais. Como resultado é possível evidenciar: que o
sujeito desenvolve as dimensões afetivas e internaliza os valores a partir do contexto histórico
e social ao qual está inserido, com a prática de vivências reais e concretas; que as práticas
pedagógicas dentro do espaço escolar devem ser bem pensadas e planejadas, uma vez que as
relações sociais ali estabelecidas vão definindo para o sujeito o tipo de vida social que é
valorada e vão contribuindo para o desenvolvimento de sua afetividade. Assim, pudemos
compreender a formação afetivo-cognitiva como uma unidade dinâmica e também a
necessidade de superarmos os valores que não são desejados para uma sociedade
democrática, justa, ética e, portanto, humana. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |