Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorDenadai, Bianca de Souza
dc.date.accessioned2022-10-04T16:53:59Z
dc.date.available2022-10-04T16:53:59Z
dc.date.issued2022-09-29
dc.identifier.citationDENADAI, Bianca de Souza. O desenvolvimento da afetividade e a formação de valores nas práticas pedagógicas: revisão da literatura histórico-cultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16798.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16798
dc.description.abstractFrom bibliographic sources of theoretical references that are based on Psychology Historical-Cultural, this work aims to understand the development of affectivity and the formation of values, as well as the mediations of school practices in this development. For Historical-Cultural Psychology, the development of the psyche is takes place in social relationships and in certain historical contexts, from the internalization of culture by the subject during social relations. As a result, it is possible to show: that the subject develops affective dimensions and internalizes values ​​from the historical context and social life to which it is inserted, with the practice of real and concrete experiences; that the practices pedagogical practices within the school space must be well thought out and planned, since the social relations established there define for the subject the type of social life that is valued and contribute to the development of their affectivity. So we could understand the affective-cognitive formation as a dynamic unit and also the need to overcome the values ​​that are not desired for a society democratic, just, ethical and therefore human.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectValorespor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSentimentospor
dc.subjectEmoçõespor
dc.titleO desenvolvimento da afetividade e a formação de valores nas práticas pedagógicas: revisão da literatura histórico-culturalpor
dc.title.alternativeThe development of affectivity and the formation of values in pedagogical practices: history-cultural literature revieweng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Giselle Modé
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2726281356078379por
dc.description.resumoA partir de fontes bibliográficas de referenciais teóricos que têm por base a Psicologia Histórico-Cultural, este trabalho tem por objetivo compreender o desenvolvimento da afetividade e da formação de valores, assim como as mediações das práticas escolares neste desenvolvimento. Para a Psicologia Histórico-Cultural, o desenvolvimento do psiquismo se dá nas relações sociais e em determinados contextos históricos, a partir da internalização da cultura pelo sujeito durante as relações sociais. Como resultado é possível evidenciar: que o sujeito desenvolve as dimensões afetivas e internaliza os valores a partir do contexto histórico e social ao qual está inserido, com a prática de vivências reais e concretas; que as práticas pedagógicas dentro do espaço escolar devem ser bem pensadas e planejadas, uma vez que as relações sociais ali estabelecidas vão definindo para o sujeito o tipo de vida social que é valorada e vão contribuindo para o desenvolvimento de sua afetividade. Assim, pudemos compreender a formação afetivo-cognitiva como uma unidade dinâmica e também a necessidade de superarmos os valores que não são desejados para uma sociedade democrática, justa, ética e, portanto, humana.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil