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dc.contributor.authorMelnicky, Laura Cunha
dc.date.accessioned2022-10-05T18:10:28Z
dc.date.available2022-10-05T18:10:28Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationMELNICKY, Laura Cunha. Promessa é dívida: Efeitos da inconsistência de informantes na confiança seletiva de crianças pré-escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16808.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16808
dc.description.abstractRecent studies investigated the development of selective trust or the ability to discriminate good and bad informants in new learning situations. One question, however, remains little explored: can these judgements be also influenced by a history of broken promises and by the reasons that led to the promises being broken? The goal of the present study was to search for an answer to this question. A second goal was to test a possible correlation between selective trust and theory of mind. Forty-eight children were recruited, and four of them participated in a pilot study. Data analysis was conducted, therefore, with 44 children aged 5 (Mage= 5 yrs e 10 mos, DP = 3,7 mos) e 6 anos (Mage= 6 yrs e 8 mos, DP = 3.5 mos). Children were assessed by a selective trust task and the Morally Relevant Theory of Mind task (MoToM). Participants were randomly distributed into three conditions that differ in relation to the situation presented in the selective trust task. In the first condition (C1), one of the characters always promised something to a friend but broke the promise without a plausible motive; a second character likewise did not keep his promises, but he had plausible reasons for doing so. In the second condition (C2), one character made promises and fulfilled them; and another character did not keep his promises but had plausible reasons for breaking them. In a third condition (C3), a character who fulfilled promises is contrasted with a character who broke his promises without a plausible explanation. During a test phase, children were asked to choose one of the characters as a source of information in new learning situations. No gender or age effects were found. Data analysis showed that participants’ performance in the selective trust task was not different from chance. Additionally, no signicant differences were found between the three conditions. No clear preference for the character who fulfills his promises was found and neither for the one who breaks promises for justifiable reasons. Future studies should test this procedure with older children as well as use tests in different domains, not only the game situation used in the present work.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConfiança seletivapor
dc.subjectPromessaspor
dc.subjectTeoria da mentepor
dc.subjectCriançaspor
dc.titlePromessa é dívida: Efeitos da inconsistência de informantes na confiança seletiva de crianças pré-escolarespor
dc.title.alternativePromise is debt: Effects of informant inconsistency on selective trust of preschool childreneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Débora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoPesquisas recentes têm investigado o desenvolvimento da confiança seletiva ou a habilidade de discriminar bons e maus informantes em situações de aprendizagem novas. Uma pergunta, no entanto, permanece pouco explorada: será que esses julgamentos podem ser também influenciados por um histórico de promessas não cumpridas e pelos motivos que levaram a essa quebra de promessas? O presente estudo teve como objetivo buscar uma resposta para esta pergunta. Um segundo objetivo foi o de testar uma possível correlação entre confiança seletiva e a teoria da mente. Foram recrutadas 48 crianças de 5 e 6 anos, sendo que 4 delas participaram de um estudo piloto. A análise de dados foi realizada, portanto, com 44 crianças de 5 anos (Midade= 5 anos e 10 meses, DP = 3,7 meses) e 6 anos (Midade= 6 anos e 8 meses, DP = 3.5 meses). As crianças foram avaliadas pela tarefa de confiança seletiva e pela tarefa de teoria da mente moralmente relevante (MoToM). Os participantes foram aleatoriamente distribuídos em três condições que se diferenciavam pelo tipo de situação apresentada na tarefa de confiança seletiva. Na primeira condição (C1), um dos personagens sempre prometia algo a um amigo e não cumpria a promessa, sem uma justificativa plausível; e um segundo personagem quebrava as promessas para o mesmo amigo, no entanto, por razões aceitáveis. Na segunda condição (C2), um personagem prometia e cumpria as promessas; e outro personagem não cumpria por uma razão aceitável. Já na terceira condição (C3), o personagem que prometia e cumpria era contrastado com um que prometia e não cumpria sem uma justificativa plausível. Em uma fase teste, as crianças eram solicitadas a escolher um dos dois personagens como sua fonte de informação em situações novas de aprendizagem. Não foram encontrados efeitos de gênero ou idade. A análise dos dados demonstrou que o desempenho dos participantes não foi diferente do esperado pelo acaso na tarefa de confiança seletiva. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas entre as três condições. Também não houve uma preferência clara por aquele personagem que cumpre todas as promessas ou aquele que quebra suas promessas por razões compreensíveis. Uma tendência a uma associação significativa foi encontrada entre o desempenho das crianças na pergunta sobre conteúdo inesperado da MoToM e o desempenho na tarefa de confiança seletiva. Estudos futuros devem testar esse procedimento com crianças mais velhas e utilizar testes em diferentes domínios, não apenas em uma situação de jogo como a utilizada no presente trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0815754876895591por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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