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dc.contributor.authorPaolin, Mariana Monti
dc.date.accessioned2022-10-10T12:39:42Z
dc.date.available2022-10-10T12:39:42Z
dc.date.issued2022-08-04
dc.identifier.citationPAOLIN, Mariana Monti. A Associação Movimentista Escola Sem Partido na cruzada antigênero: análise de sua militância no Instagram. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16830.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16830
dc.description.abstractIn recent decades, given the expansion of human rights involving gender and sexuality in different parts of the world, there has been an effervescence of movements and reactions that have been in opposition, both to the theories of gender developed in the academic field since the 20th century, as well as to to advances in feminist and LGBTQIA+ activism. Aiming at the defense of the "natural family", the anti-gender discourse, recognized by the phrase "gender ideology". In this context, the movement association Escola Sem Partido (ESP) gains centrality in the Brazilian scenario, given its ability to bring together different sectors of civil society around the single agenda of combating “gender ideology”, which its supporters consider a threat to society. family, morality, Christian principles and, consequently, society as a whole. His militancy took place mainly, but not exclusively, in social networks, used as a space for propaganda and dissemination of his principles, values ​​and worldview. Thus, this dissertation aimed to analyze the way in which the anti-gender discourse was appropriated and disseminated by ESP from its posts in the Instagram between 2016 and 2020. For this, a systematic collection and analysis of data from this social network was carried out, focusing on the posted images and interpretation of their captions, using the categorical content analysis method.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola sem partidopor
dc.subjectIdeologia de gêneropor
dc.subjectInstagrampor
dc.titleA Associação Movimentista Escola Sem Partido na cruzada antigênero: análise de sua militância no Instagrampor
dc.title.alternativeThe Movement Association Escola Sem Partido in the anti-gender crusade: analysis of its militancy on Instagrameng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, André Ricardo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7016915324466152por
dc.description.resumoNas últimas décadas, diante da expansão de direitos humanos envolvendo gênero e sexualidade em diversas partes do mundo, observou-se uma efervescência de movimentos e reações que se colocaram em oposição, tanto às teorias de gênero desenvolvidas em âmbito acadêmico desde o século XX, quanto aos avanços do ativismo feminista e LGBTQIA+. Visando a defesa da "família natural", ganha força o discurso antigênero, reconhecido pelo sintagma "ideologia de gênero". Nesse contexto, a associação movimentista Escola Sem Partido (ESP) ganha centralidade no cenário brasileiro dada sua capacidade de aglutinar diversos setores da sociedade civil em torno da pauta única de combate à “ideologia de gênero”, esta considerada por seus apoiadores como uma ameaça à família, à moralidade, aos princípios cristãos e, por consequência, à sociedade como um todo. Sua militância se deu principalmente, mas não de modo exclusivo, nas redes sociais, utilizadas como espaço de propaganda e disseminação dos seus princípios, valores e visão de mundo. Assim, esta dissertação teve como objetivo central analisar a forma como o discurso antigênero foi apropriado e disseminado pela ESP a partir de suas postagens no Instagram entre 2016 e 2020. Para isso, foi realizada uma coleta sistemática e análise de dados dessa rede social, com foco nas imagens postadas e interpretação de suas legendas, utilizando-se o método de análise de conteúdo categorial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8619994850028551por


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