dc.contributor.author | Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T08:12:51Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T08:12:51Z | |
dc.date.issued | 2022-07-07 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Caroline Viviane Silva Simões dos. "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860 | |
dc.description.abstract | The purpose of the present study is to promote English teaching as a second language for
children from an anti-racist perspective. For that, we share a unit of the courseware "My Wild
Hair", supported by a bibliographic-propositional research, of a qualitative nature, having as
target audience students in the early years of Elementary School. With and through the
proposal, it is intended to build together with the students a valued self-image, providing
opportunities for them to recognize themselves as part of their ethnic-racial groups as well as
to become aware of the institutional racism and how it dictates and organizes Brazilian
society. The teaching strategies of the courseware cover the increment of games in the
classroom, exploring the potential of different digital platforms and taking advantage of the
motivational content they afford. Here, students are invited to explore the fictional world of
Sangoma, from the game “My Wild Hair”, overcoming each linguistic obstacle and
developing criticality as well as self-esteem regarding the raised themes. The material is,
above all, a reminder about how beauty lies in diversity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de língua inglesa para crianças | por |
dc.subject | Educação linguística antirracista | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Plataformas digitais | por |
dc.subject | English teaching for children | eng |
dc.subject | Anti-racist language teaching | eng |
dc.subject | Courseware | eng |
dc.subject | Digital platforms | eng |
dc.title | "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças | por |
dc.title.alternative | "My wild hair": the construction of racial identity in (and through) the teaching of English to children | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva a promoção do ensino de língua inglesa para crianças a partir de
uma perspectiva antirracista. Para tal, compartilhamos uma unidade didática do material “My
Wild Hair”, produzido e amparado por uma pesquisa bibliográfico-propositiva, de cunho
qualitativo, tendo como público alvo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com e
através da proposta, pretende-se construir com os alunos uma autoimagem valorizada,
fazendo com que estes se reconheçam frente os seus grupos étnico-raciais bem como se
conscientizem sobre o racismo estrutural e como este dita e organiza a sociedade brasileira.
As estratégias de ensino do material didático abarcam a incrementação dos jogos em sala de
aula, explorando as potencialidades de diferentes plataformas digitais e usufruindo do teor
motivacional que as mesmas dispõem. Aqui, o aluno é convidado a explorar o mundo fictício
Sangoma, do jogo “My Wild Hair”, superando cada obstáculo linguístico e desenvolvendo a
criticidade e autoestima acerca dos temas alavancados. O material é, sobretudo, um lembrete
acerca da beleza que mora na diversidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Letras - Inglês - LLI | por |