dc.contributor.author | Cardozo, Denise | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T13:04:33Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T13:04:33Z | |
dc.date.issued | 2022-08-31 | |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Denise. O impacto de programas de educação cívica promovidos pelo poder legislativo como política pública institucional para formação cidadã: lições a partir do Parlamento Jovem mineiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16919. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16919 | |
dc.description.abstract | The thematic questioning of this study guides the need to face the resumption of the debate of
the so-called "institutional confidence crisis", analyzes the conjectures to investigate the
relationship regarding the knowledge and the attrition scenario of Brazilian institutions and
politics, and directs the project to examine the contribution of public policies to civic
education programs developed by the Legislative Houses in Brazil. The research used a
quantitative and almost experimental method, through data from a survey of the Young
Parliament Program of the Legislative Assembly of Minas Gerais (PJ), 2008 edition, which
promoted two rounds of questions (pre-test and post-test ) between two groups: young
participants (treatment) and young non-participants (control). The study tested the relationship
between citizenship and civic culture on issues related to knowledge, behavior and
participation in democracy. In conclusion, the data initially made it possible to sustain
premises of failures in civic education; confirm that activities improve the image of trust in
the brazilian institution, fact already found in the literature in this regard; and, consolidate
concepts that drive research on education such as citizen transformation and democratic
support. However, the data also allowed us to reflect on the fragility of this first edition of the
program (PJ) as it did not obtain results on broader knowledge of political sophistication and
did not immediately impact behaviors such as adherence to democracy, trust in other
institutions and interest in politics among the young participants. On the other hand, it also
allowed us to reflect on the impact that the Program (PJ) had as an example of transforming
public policy, as it was a role model for the institution of this type of program in thousands of
other legislative houses, assemblies and municipal councils, even gaining a national program
at the Congress. It also allowed a very important compendium of research, which later tested,
in broader periods, the immediate and late effects that this important type of instrument can
contribute to citizen education and the strengthening of democracy. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Educação cívica | por |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Civic education | eng |
dc.title | O impacto de programas de educação cívica promovidos pelo poder legislativo como política pública institucional para formação cidadã: lições a partir do Parlamento Jovem mineiro | por |
dc.title.alternative | The impact of civic education programs promoted by the legislature as an institutional public policy for citizen education: lessons from the Young Minas Gerais Parliament | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Casalecchi, Gabriel Avila | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9759794253878555 | por |
dc.description.resumo | O questionamento temático deste estudo norteia a necessidade de enfrentamento da retomada
do debate da chamada “crise de confiança institucional”, analisa as conjecturas para investigar
a relação entre o conhecimento e o cenário de desgaste das instituições e da política brasileira,
e, direciona o projeto de examinar a contribuição de políticas públicas de programas de
educação cívica desenvolvidas pelas Casas Legislativas no Brasil. A pesquisa utilizou o
método de natureza quantitativa e quase experimental, através dos dados de um survey do
Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (PJ), edição de
2008, que promoveu duas rodadas de questões (pré-teste e pós-teste) entre dois grupos: os
jovens participantes (tratamento) e jovens não participantes (controle). O estudo testou a
relação entre cidadania e cultura cívica sobre questões referentes ao conhecimento,
comportamento e participação democráticas. Como conclusão, os dados permitiram
inicialmente sustentar premissas de falhas da educação cívica; confirmar a relação de que as
atividades melhoram a imagem da confiança na instituição, já achados na literatura a esse
respeito; e, sedimentar conceitos que impulsionam a pesquisa sobre a educação como
transformação cidadã e suporte democrático. No entanto, os dados também permitiram refletir
sobre a fragilidade desta primeira edição do programa (PJ) ao não auferir resultados sobre
conhecimentos mais amplos de sofisticação política e não impactar, de imediato,
comportamentos como a adesão à democracia, a confiança em outras instituições e o interesse
por política entre os jovens participantes. Por outro lado, permitiu também refletir sobre o
impacto que o Programa (PJ) teve como exemplo de política pública transformadora, pois ele
foi espelho para instituição deste tipo de programa em milhares de outras casas legislativas,
Assembleias e Câmaras Municipais, ganhando, inclusive, um programa nacional no
Congresso. Permitiu, também, um importantíssimo compêndio de pesquisas, que
posteriormente testaram, em períodos mais amplos, os efeitos imediatos e tardios que este
importante tipo de instrumento pode contribuir para educação cidadã e o para fortalecimento
da democracia. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ATITUDE E IDEOLOGIAS POLITICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0617324307302419 | por |