Show simple item record

dc.contributor.authorCardozo, Denise
dc.date.accessioned2022-10-24T13:04:33Z
dc.date.available2022-10-24T13:04:33Z
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.citationCARDOZO, Denise. O impacto de programas de educação cívica promovidos pelo poder legislativo como política pública institucional para formação cidadã: lições a partir do Parlamento Jovem mineiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16919.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16919
dc.description.abstractThe thematic questioning of this study guides the need to face the resumption of the debate of the so-called "institutional confidence crisis", analyzes the conjectures to investigate the relationship regarding the knowledge and the attrition scenario of Brazilian institutions and politics, and directs the project to examine the contribution of public policies to civic education programs developed by the Legislative Houses in Brazil. The research used a quantitative and almost experimental method, through data from a survey of the Young Parliament Program of the Legislative Assembly of Minas Gerais (PJ), 2008 edition, which promoted two rounds of questions (pre-test and post-test ) between two groups: young participants (treatment) and young non-participants (control). The study tested the relationship between citizenship and civic culture on issues related to knowledge, behavior and participation in democracy. In conclusion, the data initially made it possible to sustain premises of failures in civic education; confirm that activities improve the image of trust in the brazilian institution, fact already found in the literature in this regard; and, consolidate concepts that drive research on education such as citizen transformation and democratic support. However, the data also allowed us to reflect on the fragility of this first edition of the program (PJ) as it did not obtain results on broader knowledge of political sophistication and did not immediately impact behaviors such as adherence to democracy, trust in other institutions and interest in politics among the young participants. On the other hand, it also allowed us to reflect on the impact that the Program (PJ) had as an example of transforming public policy, as it was a role model for the institution of this type of program in thousands of other legislative houses, assemblies and municipal councils, even gaining a national program at the Congress. It also allowed a very important compendium of research, which later tested, in broader periods, the immediate and late effects that this important type of instrument can contribute to citizen education and the strengthening of democracy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectEducação cívicapor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectCivic educationeng
dc.titleO impacto de programas de educação cívica promovidos pelo poder legislativo como política pública institucional para formação cidadã: lições a partir do Parlamento Jovem mineiropor
dc.title.alternativeThe impact of civic education programs promoted by the legislature as an institutional public policy for citizen education: lessons from the Young Minas Gerais Parliamenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Casalecchi, Gabriel Avila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759794253878555por
dc.description.resumoO questionamento temático deste estudo norteia a necessidade de enfrentamento da retomada do debate da chamada “crise de confiança institucional”, analisa as conjecturas para investigar a relação entre o conhecimento e o cenário de desgaste das instituições e da política brasileira, e, direciona o projeto de examinar a contribuição de políticas públicas de programas de educação cívica desenvolvidas pelas Casas Legislativas no Brasil. A pesquisa utilizou o método de natureza quantitativa e quase experimental, através dos dados de um survey do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (PJ), edição de 2008, que promoveu duas rodadas de questões (pré-teste e pós-teste) entre dois grupos: os jovens participantes (tratamento) e jovens não participantes (controle). O estudo testou a relação entre cidadania e cultura cívica sobre questões referentes ao conhecimento, comportamento e participação democráticas. Como conclusão, os dados permitiram inicialmente sustentar premissas de falhas da educação cívica; confirmar a relação de que as atividades melhoram a imagem da confiança na instituição, já achados na literatura a esse respeito; e, sedimentar conceitos que impulsionam a pesquisa sobre a educação como transformação cidadã e suporte democrático. No entanto, os dados também permitiram refletir sobre a fragilidade desta primeira edição do programa (PJ) ao não auferir resultados sobre conhecimentos mais amplos de sofisticação política e não impactar, de imediato, comportamentos como a adesão à democracia, a confiança em outras instituições e o interesse por política entre os jovens participantes. Por outro lado, permitiu também refletir sobre o impacto que o Programa (PJ) teve como exemplo de política pública transformadora, pois ele foi espelho para instituição deste tipo de programa em milhares de outras casas legislativas, Assembleias e Câmaras Municipais, ganhando, inclusive, um programa nacional no Congresso. Permitiu, também, um importantíssimo compêndio de pesquisas, que posteriormente testaram, em períodos mais amplos, os efeitos imediatos e tardios que este importante tipo de instrumento pode contribuir para educação cidadã e o para fortalecimento da democracia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ATITUDE E IDEOLOGIAS POLITICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0617324307302419por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil