Show simple item record

dc.contributor.authorSoares, Caroline Fernanda
dc.date.accessioned2022-12-12T16:50:41Z
dc.date.available2022-12-12T16:50:41Z
dc.date.issued2022-10-25
dc.identifier.citationSOARES, Caroline Fernanda. Ensino de autocuidados para docentes em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17146.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17146
dc.description.abstractThis study verified the effects of online self-care intervention on the well-being of elementary school teachers during the COVID-19 pandemic. In the pre-test, the Lipp Stress Symptoms Inventory for Adults (ISSL), the Beck Anxiety Inventory (BAI) and the WHO quality of life instrument (WHOQOL-bref) were applied. The intervention consisted of a stress management workshop, with relaxation techniques and daily self-care. Post-test and follow-up involved reapplying the pre-test, immediately after the intervention and three months later, respectively. The group and individual results pointed to a reduction in stress and anxiety levels, expressing the importance of intervention studies that aim at the well-being of the teaching category, exploring various techniques and methods, and that consider the effects that the COVID-19 pandemic may have caused in the short, medium and long term.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerenciamento de estressepor
dc.subjectSaúde laboralpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectAnálise do Comportamentopor
dc.titleEnsino de autocuidados para docentes em tempos de pandemia da Covid-19por
dc.title.alternativeTeaching self-care to teachers in times of the Covid-19 pandemiceng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carmo, João dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263046410329694por
dc.description.resumoEste estudo verificou os efeitos de intervenção online de autocuidados sobre o bem-estar de professores do Ensino Fundamental durante a pandemia da COVID-19. No pré-teste, aplicou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), o Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e o instrumento de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-bref). A intervenção consistiu em oficina de gerenciamento de estresse, com técnicas de relaxamento e autocuidados diários. Pós-teste e follow-up envolveram na reaplicação do pré-teste, imediatamente após a intervenção e três meses depois, respectivamente. Os resultados grupais e individuais apontaram para redução nos níveis de estresse e ansiedade, expressando a importância de estudos de intervenção que visem o bem-estar da categoria docente, explorando diversas técnicas e métodos, e que considerem os efeitos que a pandemia do COVID-19 pode ter causado em curto, médio e longo prazo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9068652218632978por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil