dc.contributor.author | Soares, Caroline Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T16:50:41Z | |
dc.date.available | 2022-12-12T16:50:41Z | |
dc.date.issued | 2022-10-25 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Caroline Fernanda. Ensino de autocuidados para docentes em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17146. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17146 | |
dc.description.abstract | This study verified the effects of online self-care intervention on the well-being of
elementary school teachers during the COVID-19 pandemic. In the pre-test, the Lipp Stress
Symptoms Inventory for Adults (ISSL), the Beck Anxiety Inventory (BAI) and the WHO
quality of life instrument (WHOQOL-bref) were applied. The intervention consisted of a
stress management workshop, with relaxation techniques and daily self-care. Post-test and
follow-up involved reapplying the pre-test, immediately after the intervention and three
months later, respectively. The group and individual results pointed to a reduction in stress
and anxiety levels, expressing the importance of intervention studies that aim at the
well-being of the teaching category, exploring various techniques and methods, and that
consider the effects that the COVID-19 pandemic may have caused in the short, medium and long term. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gerenciamento de estresse | por |
dc.subject | Saúde laboral | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Análise do Comportamento | por |
dc.title | Ensino de autocuidados para docentes em tempos de pandemia da Covid-19 | por |
dc.title.alternative | Teaching self-care to teachers in times of the Covid-19 pandemic | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carmo, João dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 | por |
dc.description.resumo | Este estudo verificou os efeitos de intervenção online de autocuidados sobre o
bem-estar de professores do Ensino Fundamental durante a pandemia da COVID-19. No
pré-teste, aplicou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), o
Inventário de Ansiedade Beck (BAI) e o instrumento de qualidade de vida da OMS
(WHOQOL-bref). A intervenção consistiu em oficina de gerenciamento de estresse, com
técnicas de relaxamento e autocuidados diários. Pós-teste e follow-up envolveram na
reaplicação do pré-teste, imediatamente após a intervenção e três meses depois,
respectivamente. Os resultados grupais e individuais apontaram para redução nos níveis de
estresse e ansiedade, expressando a importância de estudos de intervenção que visem o
bem-estar da categoria docente, explorando diversas técnicas e métodos, e que considerem os
efeitos que a pandemia do COVID-19 pode ter causado em curto, médio e longo prazo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9068652218632978 | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |