dc.contributor.author | Souza, Maitê Duarte Sedenho de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T17:42:28Z | |
dc.date.available | 2023-01-20T17:42:28Z | |
dc.date.issued | 2022-11-11 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maitê Duarte Sedenho de. Investigação dos livros didáticos com foco na História da Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17254. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17254 | |
dc.description.abstract | We have observed that the History of Mathematics often goes unnoticed by students during
problem solving or the study of mathematical content. In this work we seek to analyze how is
the approach of the History of Mathematics in some textbooks, from the 1950 to the present,
focusing on its historical approach and the connection in the approach of mathematical
exercises. In addition, we analyzed the teaching material from three schools, one state, one
municipal and one from the private network, in order to identify the approach to the History of
Mathematics in the exercises and in the theoretical part of the content. Then, we elaborate and
apply an activity suggestion that relates the History of Mathematics with Egyptian numbers,
allowing the student to visualize the history together with the resolution of problems and
provide the student's role in the creation of mathematical problems involving Egypt | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Números | por |
dc.subject | Egípcios | por |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Egyptian | eng |
dc.title | Investigação dos livros didáticos com foco na História da Matemática | por |
dc.title.alternative | Investigation of textbooks focusing on the History of Mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Temos observado que a História da Matemática muitas vezes passa despercebida pelos alunos
durante uma resolução de problema ou o estudo de conteúdos matemáticos. Neste trabalho
buscamos analisar como é a abordagem da História da Matemática em alguns livros didáticos,
desde a década de 1950 até a atualidade, focando na sua abordagem histórica e na ligação na
abordagem dos exercícios matemáticos. Junto a isso, analisamos o material didático de três
escolas, sendo uma estadual, uma municipal e uma da rede privada, visando identificar a
abordagem da História da Matemática nos exercícios e na parte teórica do conteúdo. Em
seguida, elaboramos e aplicamos uma sugestão de atividade com objetivo de relacionar a
História da Matemática com os números egípcios, possibilitando ao aluno visualizar a história
junto à resolução de problemas e proporcionar o protagonismo do aluno na criação de
problemas matemáticos envolvendo o Egito. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7888146071173805 | por |