Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Majorie Valério Lopes da
dc.date.accessioned2023-01-27T12:58:00Z
dc.date.available2023-01-27T12:58:00Z
dc.date.issued2023-01-26
dc.identifier.citationSILVA, Majorie Valério Lopes da. Relato de avaliação da vida acadêmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17285.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17285
dc.description.abstractThe Medical Course at the Federal University of São Carlos offers a different curricular proposal, which includes active methodologies of teaching and learning. There are few studies evaluating the impacts of adopting these educational resources on the experiences of the students. In order to discuss the theme, this work dialogues with the Academic Life Assessment Scale. The ALAS is a scale composed of affirmations divided into five self-referred factors for academic life. On the matters of commitment to the course, there were few uncertainties about the option and the affinities with the graduation course. Previous repertory and personal abilities were advantageous in the processes of getting a degree. Some considerations about teacher training within the university environment could guarantee a better development of the activies for the students. Academic, social and cultural extracurricular activities are enriching experiences in academic life, specially concerning a public university. There were no problems with the conditions for studying, however some vulnerabilities for the future are appearing.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em medicinapor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectEscala de avaliação da vida acadêmicapor
dc.subjectEstudante de medicinapor
dc.subjectStudent medicaleng
dc.subjectMedicine educationeng
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subjectAcademic life assessment scaleeng
dc.titleRelato de avaliação da vida acadêmicapor
dc.title.alternativeAcademic life evaluation reporteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carbol, Maristela
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852217198710064por
dc.description.resumoO curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece uma proposta curricular diferenciada, que inclui metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Faltam estudos que avaliem os impactos da adoção desses recursos educacionais nas experiências vividas pelos estudantes. Com o intuito de discutir o tema, este trabalho dialogou com a Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA). A EAVA é uma escala composta por assertivas dispostas em cinco dimensões autorreferidas para a vivência acadêmica. No âmbito do “compromisso com o curso”, houve pouca dúvida em relação à opção e às afinidades com o curso de graduação. O “repertório anterior e as habilidades pessoais” foram vantajosos no processo de formação. Algumas ponderações acerca da capacitação docente no âmbito do “ambiente universitário” poderiam garantir um melhor aproveitamento das atividades pelos estudantes. “Atividades extracurriculares de cunho acadêmico, social e cultural” foram experiências enriquecedoras da vivência universitária, especialmente em se tratando de uma universidade pública. Não houveram problemas com as “condições para o estudo e desempenho acadêmico”, contudo algumas vulnerabilidades para o futuro começam a aparecer.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8320299278107871por
dc.publisher.courseMedicina - Medpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil