dc.contributor.author | Silva, Majorie Valério Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T12:58:00Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T12:58:00Z | |
dc.date.issued | 2023-01-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Majorie Valério Lopes da. Relato de avaliação da vida acadêmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17285. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17285 | |
dc.description.abstract | The Medical Course at the Federal University of São Carlos offers a different curricular proposal, which includes active methodologies of teaching and learning. There are few studies evaluating the impacts of adopting these educational resources on the experiences of the students. In order to discuss the theme, this work dialogues with the Academic Life Assessment Scale. The ALAS is a scale composed of affirmations divided into five self-referred factors for academic life. On the matters of commitment to the course, there were few uncertainties about the option and the affinities with the graduation course. Previous repertory and personal abilities were advantageous in the processes of getting a degree. Some considerations about teacher training within the university environment could guarantee a better development of the activies for the students. Academic, social and cultural extracurricular activities are enriching experiences in academic life, specially concerning a public university. There were no problems with the conditions for studying, however some vulnerabilities for the future are appearing. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em medicina | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Escala de avaliação da vida acadêmica | por |
dc.subject | Estudante de medicina | por |
dc.subject | Student medical | eng |
dc.subject | Medicine education | eng |
dc.subject | Problem-based learning | eng |
dc.subject | Academic life assessment scale | eng |
dc.title | Relato de avaliação da vida acadêmica | por |
dc.title.alternative | Academic life evaluation report | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carbol, Maristela | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852217198710064 | por |
dc.description.resumo | O curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece uma proposta curricular diferenciada, que inclui metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Faltam estudos que avaliem os impactos da adoção desses recursos educacionais nas experiências vividas pelos estudantes. Com o intuito de discutir o tema, este trabalho dialogou com a Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA). A EAVA é uma escala composta por assertivas dispostas em cinco dimensões autorreferidas para a vivência acadêmica. No âmbito do “compromisso com o curso”, houve pouca dúvida em relação à opção e às afinidades com o curso de graduação. O “repertório anterior e as habilidades pessoais” foram vantajosos no processo de formação. Algumas ponderações acerca da capacitação docente no âmbito do “ambiente universitário” poderiam garantir um melhor aproveitamento das atividades pelos estudantes. “Atividades extracurriculares de cunho acadêmico, social e cultural” foram experiências enriquecedoras da vivência universitária, especialmente em se tratando de uma universidade pública. Não houveram problemas com as “condições para o estudo e desempenho acadêmico”, contudo algumas vulnerabilidades para o futuro começam a aparecer. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8320299278107871 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |