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dc.contributor.authorBazilio, Ana Paula Matos
dc.contributor.authorCultri, Camila do Nascimento
dc.contributor.authorGomes, Verônica de Souza
dc.contributor.authorMill, Daniel Ribeiro Silva
dc.coverage.spatialLondrinapor
dc.date.accessioned2023-01-30T18:49:04Z
dc.date.available2023-01-30T18:49:04Z
dc.date.issued2021-01
dc.identifierhttps://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p186por
dc.identifier.citationBAZILIO, Ana Paula Matos; CULTRI, Camila do Nascimento; GOMES, Verônica de Souza; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Letramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 186-205, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17301.*
dc.identifier.issn1981-8920por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17301
dc.description.abstractIntrodução: O presente artigo parte do seguinte princípio: como o letramento digital pode ser compatível com os pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)? A fim de responder os possíveis questionamentos o texto trata algumas temáticas como: sociedade ágrafa, sociedade grafocêntrica digital e tradicional, alfabetização, letramento, letramento digital, letramento digital crítico, letramento informacional, educação e CTS. Objetivo: compreender quais os recursos que os letramentos e a educação CTS podem fornecer para auxiliar a formação de cidadãos conscientes. Metodologia: foi realizado uma breve revisão de literatura sobre o tema nas bases de dados: BRAPCI, SCIELO, BDTD, Google Scholar e o ambiente virtual AVAdmin/UFSCar. Resultado: no contexto das tecnologias da informação e comunicação, encontramos na literatura estudada os recursos sobre letramento digital e a educação CTS para formação de cidadãos conscientes. Conclusão: conclui-se, que a educação CTS contempla os pressupostos do letramento digital, a alfabetização científica e tecnológica, com vistas à participação cidadã consciente, ou seja, quanto mais os sujeitos forem letrados digitalmente maior a possibilidade de participação ativa na sociedade da informação.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.format.extent186-205por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.relation.ispartofInformação & Informaçãopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectInformation sciencepor
dc.titleLetramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digitalpor
dc.title.alternativeLetters and Science, Technology and Society Education (STS): reflections on the formation of critical citizens culture in the digitaleng
dc.typeArtigopor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3925301148484648por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1283889033381595por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2018157322328800por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1515286597269486por
dc.identifier.urlhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38954por
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.citation.volume26por
dc.citation.issue1por


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