dc.contributor.author | Bazilio, Ana Paula Matos | |
dc.contributor.author | Cultri, Camila do Nascimento | |
dc.contributor.author | Gomes, Verônica de Souza | |
dc.contributor.author | Mill, Daniel Ribeiro Silva | |
dc.coverage.spatial | Londrina | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:49:04Z | |
dc.date.available | 2023-01-30T18:49:04Z | |
dc.date.issued | 2021-01 | |
dc.identifier | https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p186 | por |
dc.identifier.citation | BAZILIO, Ana Paula Matos; CULTRI, Camila do Nascimento; GOMES, Verônica de Souza; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Letramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 186-205, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17301. | * |
dc.identifier.issn | 1981-8920 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17301 | |
dc.description.abstract | Introdução: O presente artigo parte do seguinte princípio: como o letramento digital pode
ser compatível com os pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e
Sociedade)? A fim de responder os possíveis questionamentos o texto trata algumas
temáticas como: sociedade ágrafa, sociedade grafocêntrica digital e tradicional,
alfabetização, letramento, letramento digital, letramento digital crítico, letramento
informacional, educação e CTS. Objetivo: compreender quais os recursos que os
letramentos e a educação CTS podem fornecer para auxiliar a formação de cidadãos
conscientes. Metodologia: foi realizado uma breve revisão de literatura sobre o tema
nas bases de dados: BRAPCI, SCIELO, BDTD, Google Scholar e o ambiente virtual
AVAdmin/UFSCar. Resultado: no contexto das tecnologias da informação e
comunicação, encontramos na literatura estudada os recursos sobre letramento digital
e a educação CTS para formação de cidadãos conscientes. Conclusão: conclui-se, que
a educação CTS contempla os pressupostos do letramento digital, a alfabetização
científica e tecnológica, com vistas à participação cidadã consciente, ou seja, quanto
mais os sujeitos forem letrados digitalmente maior a possibilidade de participação ativa
na sociedade da informação. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.format.extent | 186-205 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.relation.ispartof | Informação & Informação | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência da Informação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Literacy | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Information science | por |
dc.title | Letramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital | por |
dc.title.alternative | Letters and Science, Technology and Society Education (STS): reflections on the formation of critical citizens culture in the digital | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3925301148484648 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1283889033381595 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2018157322328800 | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1515286597269486 | por |
dc.identifier.url | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38954 | por |
dc.publisher.department | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.citation.volume | 26 | por |
dc.citation.issue | 1 | por |