Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Brenda Vaz
dc.date.accessioned2023-02-01T19:07:53Z
dc.date.available2023-02-01T19:07:53Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.identifier.citationPEREIRA, Brenda Vaz. Harmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17320
dc.description.abstractThis paper reports a professional experience with students from the final years of elementary school who were part of a study group in which questions from previous OBMEP tests were used for the teaching and learning of mathematics, through the use of the problem-solving methodology proposed by POLYA (2006) and ONUCHIC (2012), with remote encounters, due to the pandemic period of COVID-19 and face-to-face. After the return of classes in the school units, a joint work was developed between teachers and students from 6th grade to 9th grade in order to rescue the teaching of mathematics and prepare students for the realization of OBMEP 2021. It had an analytical and methodical view at the development of activities from the elaboration of lists in which the selected questions were allusive to the skills of BNCC and the Paulista Curriculum, according to the school time in which the students were enrolled. This work presents the improvement in the personal and social performances of students in the school and family environments, considering that the family was a fundamental agent in the development and constancy of the project and the evolution in the group's personal and collective studies and achievements.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectOBMEPpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.titleHarmonia entre a OBMEP e a resolução de problemas nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeHarmony between OBMEP and problem-solving in the final years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoEste trabalho relata uma experiência profissional com alunos dos anos finais do ensino fundamental que fizeram parte de um grupo de estudos, onde foram utilizadas as questões de provas anteriores da OBMEP para o ensino e aprendizagem da matemática, por meio do uso da metodologia de resolução de problemas proposta por POLYA (2006) e ONUCHIC (2012), com encontros remotos, em virtude do período pandêmico de COVID-19 e presenciais. Após o retorno das aulas nas unidades escolares, foi desenvolvido um trabalho conjunto entre docente e alunos do 6º ano ao 9º ano com objetivo de resgatar o ensino de matemática e preparar os estudantes para a realização da OBMEP 2021. Este trabalho contou com um olhar analítico e metódico para o desenvolvimento das atividades desde a elaboração das listas em que as questões selecionadas foram alusivas até as habilidades da BNCC e Currículo Paulista, de acordo com o tempo escolar em que os estudantes estavam matriculados. O trabalho apresenta a melhora no desempenho pessoal e social dos estudantes no ambiente escolar e familiar, tendo em vista que a família foi um agente fundamental no desenvolvimento e constância do projeto e a evolução nos estudos e conquistas pessoais e coletivas do grupo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9077714845069638por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil