Show simple item record

dc.contributor.authorBarros, Jean Carlos de Souza
dc.date.accessioned2023-02-06T18:00:54Z
dc.date.available2023-02-06T18:00:54Z
dc.date.issued2023-01-20
dc.identifier.citationBARROS, Jean Carlos de Souza. Narrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17346
dc.description.abstractIntroduction: This work is built on an autobiographical and critical-reflexive narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos, presenting the facilities and difficulties of self-directed learning proposed by the faculty, its importance as a methodology and its failures according to the author's opinion according to lived realities. Objective: Expose facts and opinions about the constructivist method and its application in the medical course at UFSCar, generate reflections on how it is put into practice and how the student figure receives it. Method: The methodology used for this course completion work consists of author reports and literature reviews with consultation of electronic materials found in SCiELO about the constructivist methodology. Conclusions: It is possible to conclude that there was an important effort by the medical course at the Federal University of São Carlos to remain faithful to the constructivist method based on problems. However, not everyone, as much as they wanted the method, fully adapted to the method, culminating in insecurities, fears and anxieties due to the lack of traditional assessment methods or the early introduction of the student to health services, even if unprepared.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Médicapor
dc.subjectEspiral construtivistapor
dc.subjectMetodologia construtivistapor
dc.subjectAprendizado baseado em problemapor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectMedical educationeng
dc.subjectConstructivist spiraleng
dc.subjectConstructivist methodologyeng
dc.subjectProblem based learningeng
dc.titleNarrativa critico reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos: visões e opiniões sobre a metodologia construtivista empregada no curso de medicina da UFSCar na formação do profissionalpor
dc.title.alternativeCritical reflective narrative about the medical course at the Federal University of São Carlos: views and opinions on the constructivist methodology used in the medical course at UFSCar in professional trainingeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Floriano, Petterson de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7166785992593153por
dc.description.resumoIntrodução: Este trabalho se constrói em uma narrativa autobiográfica e crítico-reflexiva sobre o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos, apresentando as facilidades e dificuldades do aprendizado autodirigido proposto pela faculdade, sua importância como metodologia e suas falhas conforme a opinião autoral segundo as realidades vividas. Objetivo: Expor fatos e opiniões sobre método construtivista e sua aplicação no curso de medicina da UFSCar, gerar reflexões sobre o como é posto em prática e como a figura do aluno a recebe. Método: A metodologia empregada para este trabalho de conclusão de curso consiste em relatos autorais e revisão da literatura com consulta de materiais eletrônicos encontrados em SCiELO sobre a metodologia construtivista. Conclusões: É possível concluir que houve um esforço importante do curso de medicina Universidade Federal de São Carlos em se manter fiel ao método construtivista baseado em problemas. Todavia, nem todos, por mais que desejassem o método, se adaptaram plenamente ao método, culminando em inseguranças, medos e ansiedades pela falta de métodos tradicionais de avaliação ou pela introdução precoce do aluno nos serviços de saúde, mesmo que despreparados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/8435127115075001por
dc.publisher.courseMedicina - Medpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil