Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRendelli, Debora Ribeiro
dc.date.accessioned2023-02-22T18:26:52Z
dc.date.available2023-02-22T18:26:52Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.identifier.citationRENDELLI, Debora Ribeiro. O testemunho em Auto-retrato, de João Melo. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17401.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17401
dc.description.abstractThe present dissertation focuses on the work of João Melo, Self-portrait, to analyze the testimonial content that makes it an important work for the history of Angola, in a sense that over this much was written, rewritten and erased. The entire foundation of this work is supported by authors who discuss the topic of post-coloniality, such as Stuart Hall, Ana Mafalda Leite, Inocência Mata, Homi Bhabha, Boaventura Sousa Santos, among others. The difficulty in placing colonized countries on an equal footing with their first world colonizers invades the theoretical and practical spheres, but a light is shed by the authors' dialogue on the situation of Angola in the 21st century, by João Melo, which has of literary artifices of excellence to produce a work with a deep testimonial content to ensure that the memory of his ancestors lives, in addition to having a visible dexterity in the description of everyday life and its nuances, in Melo's work can be seen an exaltation of life, in order to make an important counterpoint to the ills present in Angola, and extremely useful for the aid of a national identity, which is sought by the author and his literary generation. On top of the author's action, we find a possible way of meaning of the poems written in Self-portrait based on operators of meaning defined so that we can participate in the mission set as witnesses, and carry forward Melo's vision the historical and cultural aspects to which the the Angolan people was subjected and that their memories become so important so that there is a national evolution coming from the reflections that literature is able to provide and when united to history, in an adorned and fluid way, in the language of poiesis, it becomes a tool that in addition to being beautiful, also effective, as João Melo's poetic language bequeaths useng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectJoão Melopor
dc.subjectLiteratura de testemunhopor
dc.subjectAuto retratopor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectNeocolonizaçãopor
dc.subjectDescolonizaçãopor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.titleO testemunho em Auto-retrato, de João Melopor
dc.title.alternativeThe testimony in Self-Portrait, by João Meloeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Laks, Daniel Marinho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9531610287211600por
dc.description.resumoA presente dissertação debruça-se sobre o livro de João Melo, Auto-retrato, 2007, para analisar nele o teor testemunhal que o torna uma obra importante para a história de Angola, em um sentido que por cima desta muito foi escrito, reescrito e rasurado. Todo o embasamento deste trabalho está sustentado por autores que discutem o tema da situação pós-colonial, como Stuart Hall, Ana Mafalda Leite, Inocência Mata, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, entre outros. A dificuldade em colocar países que foram colonizados em pé de igualdade com seus colonizadores de primeiro mundo invade as esferas teórica e prática, mas uma luz é lançada pelo diálogo dos autores sobre a situação da Angola do século XXI, de João Melo, o qual dispõe de artifícios literários de excelência para realizar uma obra com profundo teor testemunhal para garantir viva a memória de seus antepassados. Além de haver uma visível destreza na descrição do cotidiano e de suas nuances, na obra de Melo pode ser vista uma exaltação à vida, de modo a realizar-se um contraponto importante às mazelas presentes em Angola, e de extrema utilidade para o auxílio de uma identidade nacional, que é buscada pelo autor e sua geração literária. Em cima da ação do autor, encontramos uma possível forma de significação dos poemas de Auto-retrato, baseada em operadores de sentido definidos, para participarmos da missão posta como testemunhas, e levarmos, assim, adiante a visão de Melo sobre os aspectos históricos e culturais aos quais o povo angolano foi submetido e cujas lembranças se tornam tão importantes para que haja uma evolução nacional provinda das reflexões que a literatura é capaz de proporcionar. Esta, quando unida à história, de maneira adornada e fluida, na linguagem da poiesis, torna-se uma ferramenta que, além de belíssima, também é eficaz, como a linguagem poética de João Melo nos lega.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.sponsorshipId2021/33001014por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6176225744375120por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil