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dc.contributor.authorJabra, Daniel
dc.date.accessioned2023-03-02T17:15:27Z
dc.date.available2023-03-02T17:15:27Z
dc.date.issued2022-10-03
dc.identifier.citationJABRA, Daniel. “Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17441
dc.description.abstractHaving as a starting point Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami's narrative about the arrival of non-indigenous and their schools, this dissertation proposes to reflect on the relationships historically built through the school between the Yanomami groups of the Marauiá River region (AM) and their non-indigenous partners, and also of how they have appropriated it to update and maintain their networks of inter-community relations of alliance and enmity. The Yanomami groups in Marauiá have had different experiences of schooling: the Salesian and the one called in Brazil as differentiated, and the adoption and defense of these two systems has become a stage for the expression of political differences and alliance between the groups, also operating in the processes of producing difference and territorial occupation. The arrival of the school serves for the forces of colonization and sedentarization, but also for the indigenous strategies of counter-effectuation of colonization, so that the adoption of schools by Yanomami groups occurs in parallel with a continuous process of elaboration of what the school is and what they have sought with her and through her. In this context, the political actions of certain Yanomami groups, including Adriano's, began to use the schools to counteract, or at least reduce, the violence of contact and assimilation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectYanomamipor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectRelações interétnicaspor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectInterethnic relationseng
dc.title“Os brancos estão chegando, trazendo escola, missão e saúde”: relações yanomami através da escolapor
dc.title.alternative“White people are coming, bringing school, mission and health”: Yanomami relations through schooleng
dc.title.alternative“Llegan los blancos, trayendo escuela, misión y salud”: relaciones yanomami a través de la escuelaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.description.resumoPartindo da narrativa de Adriano Pukimapɨwëteri Yanomami sobre a chegada dos brancos e suas escolas, esta dissertação se propõe a refletir sobre as relações construídas historicamente através da escola entre os grupos yanomami da região do rio Marauiá (AM) e seus parceiros não-indígenas, e também em como eles têm se apropriado da escola para atualizar e manter suas redes de relações intercomunitárias de aliança e inimizade. Os grupos yanomami do Marauiá têm vivenciado experiências distintas de escolarização: a salesiana e a diferenciada, e a adoção e defesa desses dois sistemas passou a se tornar palco para a expressão de divergências políticas e de aliança entre os grupos, operando também nos processos de produção de diferença e ocupação territorial. A chegada da escola passa a servir às forças de colonização e sedentarização, mas também às estratégias indígenas de contraefetuação da colonização, de forma que a adoção das escolas pelos grupos yanomami se dá paralelamente a um processo contínuo de sua reflexão sobre o que é a escola e o que eles têm buscado com ela e através dela. Neste contexto, as ações políticas de certos grupos yanomami, incluindo o de Adriano, passam a se apropriar das escolas para agir contraefetuando, ou diminuindo, a violência do contato e da assimilação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.description.sponsorshipIdCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9692710011794352por


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