dc.contributor.author | Santos, Ana Paula Fernandes Castilho dos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T13:59:35Z | |
dc.date.available | 2023-03-28T13:59:35Z | |
dc.date.issued | 2023-03-27 | |
dc.identifier.citation | DOS SANTOS, Ana Paula Fernandes Castilho. Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17552 | |
dc.description.abstract | The study presents an integrative literature review on parenting interventions aimed at parents of preadolescents and adolescents, with the purpose of identifying strategies, techniques, and approaches that have produced more positive results. Articles were searched in the PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo, and Lilacs databases using the keywords: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), in April 2022. After analyzing the inclusion and exclusion criteria, a total of eleven articles constituted the final sample. Among the main topics addressed with this audience are parenting skills, communication, anxiety and depression, health education, externalizing and/or internalizing problems, conflict resolution, and positive parenting. Culturally appropriate interventions aimed at low to middle-income populations have shown promising results. It is also noteworthy that there is a lack of interventions that have collected data to assess outcomes from third-party informants: data collection conducted only with caregivers or caregivers and children is a significant limitation in the field. The importance of interventions aimed at this audience that carry methodological rigor, are evidence-based, and properly contextualized, as well as that prioritize the collection of reports from diverse sources, is emphasized. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Intervention | eng |
dc.subject | Pais | por |
dc.subject | Parents | eng |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.title | Intervenção em educação parental para cuidadores de pré-adolescentes/adolescentes: uma revisão de literatura | por |
dc.title.alternative | Parenting Intervention for caregivers of preadolescents/adolescents: a literature review | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | D'Affonseca, Sabrina Mazo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0381029115416584 | por |
dc.description.resumo | O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre intervenções em parentalidade voltadas para pais de pré-adolescentes e adolescentes, com o objetivo de identificar estratégias, técnicas e abordagens que têm produzido resultados mais positivos. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados PubMed, Web of Science, Bireme, Scielo e Lilacs, a partir do uso das palavras-chave: (intervention) AND (parents) AND (child* OR adolescen*), em abril de de 2022. Após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, um total de onze artigos constituíram a amostra final. Entre os principais temas tratados com esse público estão: habilidades parentais; comunicação; ansiedade e depressão; educação em saúde, problemas externalizantes e/ou internalizantes; resolução de conflitos e parentalidade positiva. Intervenções apropriadamente contextualizadas culturalmente e voltadas para públicos de baixa-média renda mostraram resultados promissores. Destaca-se, ainda, a ausência de intervenções que coletaram dados para avaliar resultados de terceiros informantes: a coleta de dados realizadas apenas com cuidadores ou cuidadores e filhos é uma limitação significativa na área. Conclui-se a importância de intervenções voltadas para esse público que possuam rigor metodológico, que sejam baseadas em evidências e devidamente contextualizadas, além de prezar por uma coleta de relatos a partir de fontes diversas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |