dc.contributor.author | Faifer, Isabel Roncato | |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T18:08:16Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T18:08:16Z | |
dc.date.issued | 2023-02-07 | |
dc.identifier.citation | FAIFER, Isabel Roncato. Do racional ao irracional: um sequência didática para a construção do conjunto dos números reais no ensino básico. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17582. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17582 | |
dc.description.abstract | Faced with the current scenario of education, where the teaching of mathematics takes
place, each day more, in a mechanical way and far from critical thinking, the present work
approaches a proposal for the use of the history of mathematics as a teaching methodology for
the introduction of the content of irrational numbers and construction of the set of real numbers,
based on reflections and discussions about the notion of infinity, for a ninth grade elementary
school class, with the aim of building a meaningful teaching and learning process for students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | História da Matemática | por |
dc.subject | Números irracionais | por |
dc.subject | Números reais | por |
dc.subject | Infinito | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | Irrational numbers | eng |
dc.subject | Real numbers | eng |
dc.subject | Infinity | eng |
dc.title | Do racional ao irracional: um sequência didática para a construção do conjunto dos números reais no ensino básico | por |
dc.title.alternative | From rational to irrational: a didactic sequence for the construction of the set of real numbers in basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Diante do cenário atual da educação, onde o ensino de matemática se dá, cada dia mais,
de modo mecânico e distante do pensamento crítico, o presente trabalho aborda uma proposta
do uso da história da matemática como metodologia de ensino para a introdução do conteúdo
de números irracionais e construção do conjunto dos números reais, a partir de reflexões e
discussões acerca da noção de infinito, para uma turma do nono ano do ensino fundamental, com
o intuito de construir um processo de ensino e aprendizagem significativo para os estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/3003616563107346 | por |