Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise da resposta dinâmica de um veículo sob entradas provenientes de irregularidades em estradas usando um modelo de meio carro
dc.contributor.author | Valetta, Bruno Delalibera | |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T17:23:02Z | |
dc.date.available | 2023-05-02T17:23:02Z | |
dc.date.issued | 2023-04-05 | |
dc.identifier.citation | VALETTA, Bruno Delalibera. Análise da resposta dinâmica de um veículo sob entradas provenientes de irregularidades em estradas usando um modelo de meio carro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17907. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17907 | |
dc.description.abstract | The Brazilian transport matrix is mainly composed of road transport, meaning that the country has more than 1.7 million kilometers of highways, of which 66% have problems in their state of conservation. Monitoring the quality of these roads is precarious and difficult due to their length. Therefore, several studies propose alternative forms for this monitoring, one of them being the use of accelerometer signals present in smartphones to detect irregularities on the road. Thinking about this detection method, the present study aimed to analyze the response signal of a half-car model when subjected to known inputs that represent road irregularities: bump, pothole, roadstuds and raised crossing lane. The analysis of the results allowed the identification of patterns in these signals, as well as the effect of the vehicle's speed variation on the signals, allowing the use of this knowledge in future studies that aim to identify road irregularities from accelerometer data. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Detecção de irregularidades | por |
dc.subject | Análise de sistemas dinâmicos | por |
dc.subject | Vibrações | por |
dc.title | Análise da resposta dinâmica de um veículo sob entradas provenientes de irregularidades em estradas usando um modelo de meio carro | por |
dc.title.alternative | Analysis of the dynamic response of a vehicle under inputs from road irregularities using a half-car model | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Shiki, Sidney Bruce | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0573973677787523 | por |
dc.description.resumo | A matriz de transportes brasileira é composta majoritariamente pelo modal rodoviário, fazendo com que o país possua mais de 1,7 milhões de quilômetros de rodovias, das quais 66% apresentam problemas no estado de conservação. O monitoramento da qualidade dessas vias é precário e difícil devido à sua extensão. Por isso, diversos estudos propõem formas alternativas para esse monitoramento, sendo uma delas a utilização de sinais de acelerômetros presentes em smartphones para detectar irregularidades na pista. Pensando nesse método de detecção, o presente estudo teve como objetivo estudar o sinal de resposta de um modelo de meio carro quando submetido a entradas conhecidas que representam irregularidades em rodovias: lombada, buraco, tachões e faixa elevada. A análise dos resultados permitiu a identificação de padrões nesses sinais, bem como o efeito da variação de velocidade do veículo nos sinais, permitindo o uso desse conhecimento em estudos futuros que visem a identificação de irregularidades na pista a partir de dados de acelerômetros. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2561715399174989 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica - EMec | por |