Mostrar el registro sencillo del ítem
Matemática Chinesa como ferramenta de apoio ao ensino de matemática em escolas públicas
dc.contributor.author | Silva, Liliane Feitoza Bispo da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T13:55:25Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T13:55:25Z | |
dc.date.issued | 2023-03-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Liliane Feitoza Bispo da. Matemática Chinesa como ferramenta de apoio ao ensino de matemática em escolas públicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18031. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18031 | |
dc.description.abstract | This work aimed to recover and deepen essential mathematical skills described in the Currículo Paulista in two different educational units. We developed a sequence of five adapted activities inspired by chapters from the book "The Nine Chapters on the Mathematical Art" by Liu Hui, written in the 2nd century AD, using the History of Mathematics with a focus on Chinese Mathematics as the main methodology. The activities were designed to relate the content of each chapter to the skills outlined in the Currículo Paulista, allowing students from both units to experience this approach in the teaching and learning process. The first unit, Fundação Casa, with multi-grade classes, implemented the activities with the aim of deepening and recovering skills. On the other hand, the second unit, a full-time school with students enrolled in their respective grade levels, developed the activities as part of a school action plan, aiming to improve results in the Mathematics discipline. Throughout the process, students made progress in their recovery and concluded the sequence by producing manipulative pedagogical products. However, the most comprehensive outcome was achieved in unit 2, as the sequence of activities was implemented in all classes of the Middle School. This progress was officially announced by the Department of Education of the State of São Paulo. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da matemática | por |
dc.subject | Matemática chinesa | por |
dc.subject | Sequência de atividades | por |
dc.subject | History of mathematics | eng |
dc.subject | Chinese mathematics | eng |
dc.subject | Sequence of activities | eng |
dc.title | Matemática Chinesa como ferramenta de apoio ao ensino de matemática em escolas públicas | por |
dc.title.alternative | Chinese Mathematics as a supportive tool for mathematics education in public schools | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visou recuperar e aprofundar habilidades essenciais de Matemática descritas no Currículo Paulista em duas unidades de ensino com perfis distintos. Desenvolvemos uma sequência de cinco atividades adaptadas e inspiradas em capítulos do livro "Os Nove Capítulos da Arte Matemática", de Liu Hui, escrito no século II d.C., utilizando a História da Matemática, com ênfase na Matemática Chinesa, como metodologia principal. As atividades foram planejadas para relacionar os conteúdos dos capítulos com as habilidades previstas no Currículo Paulista, permitindo que os alunos de ambas as unidades experimentassem essa abordagem no processo de ensino e aprendizagem. A primeira unidade, Fundação Casa, com turmas multisseriadas, aplicou as atividades com o objetivo de aprofundamento e recuperação. Já a segunda unidade, uma escola de ensino integral, com alunos matriculados em suas respectivas séries, desenvolveu as atividades como parte de um plano de ação da escola, com o intuito de melhorar os resultados na disciplina de Matemática. Ao longo do processo, os estudantes progrediram em sua recuperação e concluíram a sequência produzindo produtos pedagógicos manipuláveis. No entanto, o resultado mais abrangente foi alcançado na unidade 2, uma vez que a sequência de atividades foi implementada em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Esse progresso foi oficialmente divulgado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/9731361659597751 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0003-9566-0916 | por |