Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Fábio Zuccolotto
dc.date.accessioned2023-05-25T18:51:14Z
dc.date.available2023-05-25T18:51:14Z
dc.date.issued2022-09-06
dc.identifier.citationFERREIRA, Fábio Zuccolotto. Gestão de TIC no processo de compras públicas: análise da efetividade e dos entraves do sistema SAGUI suprimentos da UFSCar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18073.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18073
dc.description.abstractThe general objective of this work was to evaluate the effectiveness and the obstacles of the System SAGUI Suprimentos of UFSCar, from public procurement processes in the form of price registration. This case study, based on descriptive, exploratory, bibliographic, documentary and qualitative research, analyzed two information systems used at the aforementioned University, one implemented in 2018 and the other in 2021. Direct observation was carried out with field notes in the sector responsible for the IS at the São Carlos Campus from some dimensions and variables considered references by the literature focused on the evaluation of systems implemented in public organizations, such as: ease of use, productivity and time. The study showed that UFSCar's SAGUI Suprimentos system has brought effectiveness to the bidding processes, due to the ease of use, with the new system interface that more clearly presents the images and technical specifications of the products, resembling the well-known "e-commerce"; the productivity dimension, with more concise reports, based on pre-programmed information, which facilitate the grouping of similar items as well as the quantities demanded; by the time dimension, having considerably reduced the duration of the bidding process, despite the constant increase in bureaucracy. The obstacles are more related to the human factor (error) and the unaccompanied demands of users, which are therefore some challenges of the system for greater efficiency and effectiveness in public procurement processes, in addition to the training of users and internal staff.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da Tecnologia de Informaçãopor
dc.subjectSistemas de Informaçãopor
dc.subjectSAGUI suprimentospor
dc.subjectCompras públicaspor
dc.subjectEfetividades e entravespor
dc.titleGestão de TIC no processo de compras públicas: análise da efetividade e dos entraves do sistema SAGUI suprimentos da UFSCarpor
dc.title.alternativeICT management in the public procurement process: analysis of the effectiveness and obstacles of the SAGUI system UFSCar supplieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martínez, Marta Pagán
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522593438014023por
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi avaliar a efetividade e os entraves do Sistema SAGUI Suprimentos da UFSCar, a partir de processos licitatórios de compras públicas na modalidade de registro de preços. Este estudo de caso, com base na pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica, documental e qualitativa, analisou dois sistemas de informação utilizados na referida Universidade, um implementado em 2018, e o outro, em 2021. Foi realizada a observação direta com notas de campo no setor responsável pelo SI no Campus São Carlos a partir de algumas dimensões e variáveis consideradas referências pela literatura focada na avaliação de sistemas implementados em organizações públicas, tais como: facilidade de uso, produtividade e tempo. O estudo mostrou que o sistema SAGUI Suprimentos da UFSCar tem trazido efetividades aos processos licitatórios, pela dimensão facilidade de uso, com a nova interface do sistema que apresenta de forma mais clara as imagens e especificações técnicas dos produtos se assemelhando aos conhecidos “e-commerce”; pela dimensão produtividade, com relatórios mais concisos, baseados em informações já pré-programadas, que facilitam o agrupamento de itens semelhantes bem como as quantidades demandadas; pela dimensão tempo, tendo diminuído consideravelmente a duração do processo de licitação, apesar do aumento constante das burocracias. Já os entraves estão relacionados mais ao fator (erro) humano e às demandas não acompanhadas dos usuários, sendo estes, portanto, alguns desafios do sistema para maior eficiência e eficácia nos processos de compras públicas, além do próprio treinamento de usuários e equipe interna.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9747983347929739por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil