Show simple item record

dc.contributor.authorTagliaferro, Daniel
dc.date.accessioned2023-06-16T12:51:46Z
dc.date.available2023-06-16T12:51:46Z
dc.date.issued2023-05-03
dc.identifier.citationTAGLIAFERRO, Daniel. Desenvolvimento do aplicativo "O Número Secreto" e uma experiência de aplicação para alunos do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18153.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18153
dc.description.abstractThe present work has, as its objective, the development of an application of the game “The Secret Number”, available on the OBMEP´s website, and its proposed use in the classroom. Currently, Math teachers face enormous difficulties in teaching various contents, especially topics that require great mental effort from students, since the modern student is a differentiated one who requires new and innovative practices for effective learning. So, the use of games in the classroom is an interesting pedagogical option. The game “The Secret Number” was chosen as it contributes to the development of mathematical logic, the fundamental theorem of counting, and basic notions of probability. The application was developed on the SCRATCH platform and the activity sheets were created using the CANVAS application. Through the application of the game in the classroom, a gradual improvement was observed in the students' strategies to win the game, as well as an increase in their interest in the contents being taught.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospor
dc.subjectSCRATCHpor
dc.subjectPrincípio fundamental da contagempor
dc.subjectLógica matemáticapor
dc.subjectGameseng
dc.subjectSCRATCHeng
dc.subjectFundamental couting principleeng
dc.subjectMathematical logiceng
dc.titleDesenvolvimento do aplicativo "O Número Secreto" e uma experiência de aplicação para alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeDevelopment of the application "The Secret Number" and an application experience for elementary school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antonio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo sobre o jogo ``O Número Secreto'' disponível no Portal da OBMEP e apresentar uma proposta de aplicação desse jogo em sala de aula. Atualmente os professores de Matemática enfrentam enormes dificuldades para ensinar diversos conteúdos, em especial, assuntos que exijam grande esforço mental dos alunos, visto que o aluno moderno é um aluno diferenciado e novas práticas são necessárias para uma efetiva aprendizagem. Assim, o uso de jogos na sala de aula é uma opção pedagógica interessante. O jogo ``O Números Secreto'' foi escolhido pois contribui no desenvolvimento da lógica matemática, no teorema fundamental da contagem e noções básicas de probabilidade. O aplicativo foi desenvolvido na plataforma SCRATCH e as folhas de atividades foram elaboradas através do aplicativo CANVAS. Através da aplicação do jogo em sala de aula observou-se uma melhora gradual dos alunos nas estratégias para vencer o jogo, bem como o interesse pelos conteúdos trabalhados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/4462665985560884por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil