dc.contributor.author | Jaquier, Andrezza | |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T14:26:11Z | |
dc.date.available | 2023-06-26T14:26:11Z | |
dc.date.issued | 2023-05-30 | |
dc.identifier.citation | JAQUIER, Andrezza. A poeta e o cronista: as colunas femininas de Alfonsina Storni. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18197. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18197 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study on Alfonsina Storni's female columns published in the Buenos Aires press between 1919 and 1921. In the first column, Feminidades/ Vida Femenina, published in La Nota magazine, the poet Alfonsina Storni signed. In the second, Bocetos Femeninos, published in the newspaper La Nación, the columnist Tao Lao signed. From a critical and multiple theoretical perspective that considers gender relations and criticism as the main thread, this study seeks to understand Alfonsina Storni's writing in female columns, a marketing space targeted at wives, mothers, and consumers: how she wrote and what she put at stake in such specific spaces, what and how Alfonsina produced within
and even with these limitations. Unlike the purely negative view of the ideological, sexist, and marketing limitations of female columns, this study reads the limits as a possibility for other inscriptions. Therefore, it investigates first the general and particular context of Alfonsina Storni, the representation and space of the woman writer in Argentine society at the beginning of the twentieth century, the specific literary trajectory, and the location and construction of female columns in the Buenos Aires press. In the second chapter, the study focuses on La Nota magazine and the female columns published by Alfonsina Storni, investigating the strategies of representation of being a woman in modernity. In the third, the study explores Alfonsina Storni's transition to La Nación newspaper, where the signature of Tao Lao is seen, and the dilution of gender stereotypes. Reflecting on the construction of the name and gender performance, the study aims to understand the literary and discursive work in the construction of Tao Lao: he is not just a mask, but a persona with a voice (specifically of a columnist) created for the female section. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfonsina Storni | por |
dc.subject | Colunas femininas | por |
dc.subject | Escrita de mulheres | por |
dc.subject | Literatura argentina | por |
dc.subject | Imprensa argentina | por |
dc.subject | Female columns | eng |
dc.subject | Women's writing | eng |
dc.subject | Argentine literature | eng |
dc.subject | Argentine press | eng |
dc.title | A poeta e o cronista: as colunas femininas de Alfonsina Storni | por |
dc.title.alternative | The poet and the chronicler: Alfonsina Storni's feminine columns | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Alves-Bezerra, Wilson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1602719736498812 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta um estudo sobre as colunas femininas de Alfonsina Storni publicadas na imprensa portenha entre 1919 e 1921. Na primeira coluna, Feminidades/ Vida Femenina, publicada na revista La Nota, assinava a poeta Alfonsina Storni. Na segunda, Bocetos Femeninos, publicada no jornal La Nación, assinava o cronista Tao Lao. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva crítica e teórica múltipla que considera como principal fio as relações e a crítica de gênero, procura-se compreender a relação da escritura de Alfonsina Storni nas colunas femininas, espaço mercadológico e direcionado às esposas, mães e consumidoras: como escreveu e o que colocou em jogo em espaços tão específicos, o quê e como Alfonsina produziu dentro dos limites e até mesmo com esses limites. Ao contrário da via puramente negativa do limite ideológico, sexista, e mercadológico das colunas femininas, busca-se ler os limites como possibilidade de outras inscrições. Para isso, investiga-se, primeiro, o contexto geral e particular de Alfonsina Storni, a representação e o espaço da mulher escritora na sociedade argentina do início do século vinte, a trajetória literária específica, e a localização e construção das colunas femininas na imprensa portenha. No segundo capítulo, voltamo-nos ao estudo da revista La Nota e das colunas femininas publicadas por Alfonsina Storni, investigando as estratégias de representações do ser mulher na modernidade. No terceiro, exploramos a passagem de Alfonsina Storni ao jornal La Nación onde vê-se a assinatura de Tao Lao e a diluição dos estereótipos de gênero. Refletindo sobre a construção do nome e a performance de gênero, visamos compreender o trabalho literário e discursivo na construção de Tao Lao: ele não é apenas uma máscara, mas uma persona com uma voz (especificamente de um cronista) criada para a seção feminina. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.487593/2020-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8818752822860221 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8571-9756 | por |