Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJaquier, Andrezza
dc.date.accessioned2023-06-26T14:26:11Z
dc.date.available2023-06-26T14:26:11Z
dc.date.issued2023-05-30
dc.identifier.citationJAQUIER, Andrezza. A poeta e o cronista: as colunas femininas de Alfonsina Storni. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18197.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18197
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on Alfonsina Storni's female columns published in the Buenos Aires press between 1919 and 1921. In the first column, Feminidades/ Vida Femenina, published in La Nota magazine, the poet Alfonsina Storni signed. In the second, Bocetos Femeninos, published in the newspaper La Nación, the columnist Tao Lao signed. From a critical and multiple theoretical perspective that considers gender relations and criticism as the main thread, this study seeks to understand Alfonsina Storni's writing in female columns, a marketing space targeted at wives, mothers, and consumers: how she wrote and what she put at stake in such specific spaces, what and how Alfonsina produced within and even with these limitations. Unlike the purely negative view of the ideological, sexist, and marketing limitations of female columns, this study reads the limits as a possibility for other inscriptions. Therefore, it investigates first the general and particular context of Alfonsina Storni, the representation and space of the woman writer in Argentine society at the beginning of the twentieth century, the specific literary trajectory, and the location and construction of female columns in the Buenos Aires press. In the second chapter, the study focuses on La Nota magazine and the female columns published by Alfonsina Storni, investigating the strategies of representation of being a woman in modernity. In the third, the study explores Alfonsina Storni's transition to La Nación newspaper, where the signature of Tao Lao is seen, and the dilution of gender stereotypes. Reflecting on the construction of the name and gender performance, the study aims to understand the literary and discursive work in the construction of Tao Lao: he is not just a mask, but a persona with a voice (specifically of a columnist) created for the female section.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfonsina Stornipor
dc.subjectColunas femininaspor
dc.subjectEscrita de mulherespor
dc.subjectLiteratura argentinapor
dc.subjectImprensa argentinapor
dc.subjectFemale columnseng
dc.subjectWomen's writingeng
dc.subjectArgentine literatureeng
dc.subjectArgentine presseng
dc.titleA poeta e o cronista: as colunas femininas de Alfonsina Stornipor
dc.title.alternativeThe poet and the chronicler: Alfonsina Storni's feminine columnseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves-Bezerra, Wilson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602719736498812por
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre as colunas femininas de Alfonsina Storni publicadas na imprensa portenha entre 1919 e 1921. Na primeira coluna, Feminidades/ Vida Femenina, publicada na revista La Nota, assinava a poeta Alfonsina Storni. Na segunda, Bocetos Femeninos, publicada no jornal La Nación, assinava o cronista Tao Lao. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva crítica e teórica múltipla que considera como principal fio as relações e a crítica de gênero, procura-se compreender a relação da escritura de Alfonsina Storni nas colunas femininas, espaço mercadológico e direcionado às esposas, mães e consumidoras: como escreveu e o que colocou em jogo em espaços tão específicos, o quê e como Alfonsina produziu dentro dos limites e até mesmo com esses limites. Ao contrário da via puramente negativa do limite ideológico, sexista, e mercadológico das colunas femininas, busca-se ler os limites como possibilidade de outras inscrições. Para isso, investiga-se, primeiro, o contexto geral e particular de Alfonsina Storni, a representação e o espaço da mulher escritora na sociedade argentina do início do século vinte, a trajetória literária específica, e a localização e construção das colunas femininas na imprensa portenha. No segundo capítulo, voltamo-nos ao estudo da revista La Nota e das colunas femininas publicadas por Alfonsina Storni, investigando as estratégias de representações do ser mulher na modernidade. No terceiro, exploramos a passagem de Alfonsina Storni ao jornal La Nación onde vê-se a assinatura de Tao Lao e a diluição dos estereótipos de gênero. Refletindo sobre a construção do nome e a performance de gênero, visamos compreender o trabalho literário e discursivo na construção de Tao Lao: ele não é apenas uma máscara, mas uma persona com uma voz (especificamente de um cronista) criada para a seção feminina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.sponsorshipId88887.487593/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8818752822860221por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8571-9756por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil