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dc.contributor.authorAlves, Daniella Santos
dc.date.accessioned2023-08-29T14:02:24Z
dc.date.available2023-08-29T14:02:24Z
dc.date.issued2023-06-30
dc.identifier.citationALVES, Daniella Santos. Uma visita nunca é só uma visita: receptividade, política e amizade na comunidade quilombola Malhadinha - TO. 2023. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18460.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18460
dc.description.abstractThis research is the result of the ethnographic immersion carried out in the Remanescente de Quilombo Malhadinha Community, located in the rural area on the border of the municipalities of Brejinho de Nazaré and Porto Nacional, in the State of Tocantins. The objective of this work is to show the constitution and modulations of receptivity – native category – in the daily life of the residents, but also when directed to the different others that appear in their relationships, noting its different uses when it is inflected in the face of conflicts and /or friendships. These modulations indicate the way in which the malhadenses control, approach and/or repel those who enter there. I present, therefore, the thesis of a synthesis of opposites, control and affection: that is, there is a double face in receiving well, constituted by actions that include, at the same time, making friends – lasting bonds of affection –, but which do not cease to on the other hand, asking visitors about the objectives that led or led them there, which makes the reception also marked by a certain amount of control and vigilance. In this sense, receptivity seems to be the way of not only ordering everyday life among the residents of Malhadinha, but also the way of carrying out politics specific to this quilombola community, considering that the reasons behind the arrivals and presence of foreigners are always involved in games of interests, negotiations, hierarchies, knowledge and power.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReceptividadeeng
dc.subjectReceptivityeng
dc.subjectComunidade quilombolapor
dc.subjectQuilombola communityeng
dc.subjectTocantinspor
dc.subjectPolítica e poderpor
dc.subjectPolitics and powereng
dc.titleUma visita nunca é só uma visita: receptividade, política e amizade na comunidade quilombola Malhadinha - TOpor
dc.title.alternativeA visit is never just a visit: receptivity, politics and friendship in the quilombola community Malhadinha - TOeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Velden, Felipe Ferreira Vander
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7289231173735671por
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto da imersão etnográfica realizada na Comunidade Remanescente de Quilombo Malhadinha, situada na zona rural da divisa dos municípios de Brejinho de Nazaré e Porto Nacional, no Estado do Tocantins. O objetivo deste trabalho é mostrar a constituição e as modulações da receptividade – categoria nativa – na vida cotidiana dos moradores, mas também ao ser direcionada aos diferentes outros que aparecem nas relações destes, notando-se seus diferentes usos ao ser infletida diante de conflitos e/ou amizades. Essas modulações indicam a forma como os malhadenses controlam, aproximam e/ou repelem aqueles que ali adentram. Apresento, portanto, a tese de uma síntese dos contrários, controle e afeto: isto é, existe uma dupla face no receber bem, constituída por ações que incluem ao mesmo tempo, pegar amizade – laços duradouros de afeto –, mas que não deixam de lado o assuntar os visitantes sobre os objetivos que os levaram ou levam até ali, o que faz o receber ser marcado também por uma certa dosagem de controle e vigilância. Nesse sentido, a receptividade parece ser o modo de não só ordenar a vida cotidiana entre os moradores da Malhadinha, mas também a forma de fazer política própria desta comunidade quilombola, considerando que os motivos por detrás das chegadas e presenças de estrangeiros são sempre envoltos por jogos de interesses, negociações, hierarquias, conhecimento e poder.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3558836529759494por


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