dc.contributor.author | Calonego, Mariana | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T11:58:35Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T11:58:35Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.identifier.citation | CALONEGO, Mariana. O sujeito neoliberal mirim: a semântica da obediência retratada em vídeos de YouTube. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18540. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18540 | |
dc.description.abstract | Considering childhood as a product of culture, his understanding requires the comprehension of social organization modes. Under the globalized logic of capitalism, subjectivities embody the neoliberal logic of performance and competitiveness. Adding technological dominance in people's daily lives, ways of working, relationships and desire undergo important transformations in contemporary times. In face of this, childhood suffers the consequences. Being assigned to children’s the role of corresponding to an overqualified place, they are expected to become, ever earlier, ready for future participation in a competitive labor market. “Already being” becomes the imperative of this moment. Access to digitality, fosters this logic and allows for a type of social participation that goes in the direction of “already being” a professional: young youtuber. In this research, we used the YouTube video platform to investigate the role of children nowadays. Based on Discourse Analysis, we analyzed videos starring children’s and identified aspects that put them in similar conditions to those of the neoliberal subject. The results of the data analysis, indicate a professionalization of the channels that, together with the present narratives in the videos, enunciate a neoliberal discourse. In addition, the dedication of the channels to a supposed transmission of conduct parameters to children, engenders the idea of a semantics of obedience, which seems to translate what is socially expected from children. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | YouTube | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.title | O sujeito neoliberal mirim: a semântica da obediência retratada em vídeos de YouTube | por |
dc.title.alternative | The child neoliberal subject: the semantics of obedience portrayed in YouTube videos | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gatti, Márcio Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0369563657842763 | por |
dc.description.resumo | Considerando a infância como um produto da cultura, sua compreensão requer o entendimento dos modos de organização social. Sob a lógica globalizada do capitalismo, as subjetividades incorporam a lógica neoliberal de desempenho e competitividade. Acrescentando a dominância tecnológica no cotidiano das pessoas, os modos de trabalho, os relacionamentos e o desejo passam por transformações importantes na contemporaneidade. Diante disso, a infância sofre as consequências. Sendo atribuídas às crianças o papel de corresponder a um lugar superqualificado, delas é esperado que se tornem, cada vez mais cedo, prontas para a participação futura em um mercado de trabalho competitivo. “Já ser” passa a ser o imperativo deste momento. O acesso à digitalidade fomenta esta lógica e permite um tipo de participação social que vai na direção de “já ser” um profissional: youtuber mirim. Nesta pesquisa, utilizamos a plataforma de vídeos YouTube para investigar o papel da criança na atualidade. A partir da Análise do Discurso, analisamos vídeos protagonizados por crianças e identificamos aspectos que as colocam em condições semelhantes às do sujeito neoliberal. Os resultados das análises dos dados indicam uma profissionalização dos canais que, juntamente com as narrativas presentes nos vídeos, enunciam um discurso neoliberal. Além disso, a dedicação dos canais a uma suposta transmissão de parâmetros de conduta para crianças engendra a ideia de uma semântica da obediência, que parece traduzir o que é esperado da criança socialmente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1241344833528211 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9786-5470 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-9902-2856 | por |