dc.contributor.author | Rangel, Raphaella Fernandes Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T17:21:04Z | |
dc.date.available | 2023-09-22T17:21:04Z | |
dc.date.issued | 2023-04-25 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Raphaella Fernandes Monteiro. Inteligência emocional, bem estar no trabalho e conflito trabalho-família em trabalhadores nas modalidades remota e presencial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18633. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18633 | |
dc.description.abstract | The objective of the present study was to verify whether there is a difference in the levels of emotional intelligence at work, well-being at work and work-family conflict between groups of workers in remote and in-person modes. A total of 128 people participated in the research, with an average age of 28.6 years (SD= 9.21), a minimum of 19 and a maximum of 69 years, with 74 (57.8%) female participants, 53 (41 .4%) male participants and 1 (0.7%) non-binary participant. Among the work modalities, 56 (43.7%) have already worked in person, but are currently working remotely, 31 (24.2%) have always worked in person, 26 (20.3%) have worked remotely and are working in a remote mode in person and 15 (11.7%) always worked remotely. The instruments used were the Participant Characterization Questionnaire, the Computerized Emotional Intelligence Test for Work (TIIET), the Well-Being at Work Inventory (IBET-13) and the Work-Family Conflict Scale (ECTF). The results indicated that there were no statistically significant differences in the scores of the four groups on the instruments applied. Based on the analysis of the results, it is understood that there was a good adaptation on the part of the participants in their respective work modalities, in which, in general, they report finding advantages in the modalities regardless of the reason why they are in these modalities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Emoção | por |
dc.subject | Teletrabalho | por |
dc.subject | Job | eng |
dc.subject | Emotion | eng |
dc.subject | Teleworking | eng |
dc.title | Inteligência emocional, bem estar no trabalho e conflito trabalho-família em trabalhadores nas modalidades remota e presencial | por |
dc.title.alternative | Emotional intelligence, well-being at work and work-family conflict in remote and in-person workers | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Muniz, Monalisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9444899939943716 | por |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar se há diferença nos níveis de inteligência emocional no trabalho, bem estar no trabalho e conflito trabalho-família entre os grupos de trabalhadores na modalidade remota e presencial. Participaram da pesquisa o total de 128 pessoas, com média de idade de 28,6 anos (Dp= 9,21) mínimo de 19 e máximo de 69 anos, sendo 74 (57,8%) participantes do gênero feminino, 53 (41,4%) participantes do gênero masculino e 1 (0,7%) participante não binário. Dentre as modalidades de trabalho, 56 (43,7%) já trabalharam presencialmente, mas atualmente estão em modalidade remota, 31 (24,2%) sempre trabalharam presencialmente, 26 (20,3%) já trabalharam remotamente e estão trabalhando em modalidade presencial e 15 (11,7%) sempre trabalharam remotamente. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de caracterização dos participantes, o Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho (TIIET), o Inventário de Bem Estar no Trabalho (IBET-13) e a Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF). Os resultados indicaram que não houve diferenças estatisticamente significativas nos escores dos quatro grupos nos instrumentos aplicados. Com base na análise dos resultados, entende-se que houve uma boa adaptação por parte dos participantes em suas respectivas modalidades de trabalho, em que, de forma geral, os mesmos relatam encontrar vantagens nas modalidades independentemente do motivo pelo qual estão nestas modalidades. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1628-6296 | por |