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dc.contributor.authorFerreira, Henrique Aron
dc.date.accessioned2023-10-02T19:30:55Z
dc.date.available2023-10-02T19:30:55Z
dc.date.issued2023-09-06
dc.identifier.citationFERREIRA, Henrique Aron. Classificação de descontinuidades em vias asfaltadas usando redes neurais treinadas a partir de modelos físicos da dinâmica vertical de veículos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18696.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18696
dc.description.abstractWith the growth of cities, there has been a noticeable increase in the amount of time people spend within transportation means on paved roads. Consequently, various ergonomic-related issues arise. In this context, this undergraduate thesis proposes the development of a methodology for training artificial neural networks to classify discontinuities in asphalt roads, using physical mod- els of vehicle vertical dynamics and acceleration signals measured by mobile devices. Initially, a discrete full-car physical model with 7 degrees of freedom was developed in a computational environment, aiming to represent the vertical vehicle dynamics. From this model, estimates of the vehicle’s vertical acceleration were obtained, simulating a smartphone placed on the car’s dashboard. Subsequently, a classification algorithm based on artificial neural networks was imple- mented, aiming to analyze the vehicle’s vibration signals and identify different discontinuities in roads, such as speed bumps, potholes, and normal roads. The classification algorithm was tested with simulated data, considering various discontinuities and vehicle speed conditions, and it was parameterized to allow for changes in the model’s speed. Finally, the neural network was trained and validated, demonstrating the effectiveness of the proposed methodology in creating systems capable of identifying discontinuities in asphalt roads. This contribution aids in improving road quality and, consequently, the safety and comfort of users.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRedes neurais artificiaispor
dc.subjectDinâmica veicularpor
dc.subjectDescontinuidades em vias asfaltadaspor
dc.subjectModelo de carro completopor
dc.titleClassificação de descontinuidades em vias asfaltadas usando redes neurais treinadas a partir de modelos físicos da dinâmica vertical de veículospor
dc.title.alternativeClassification of discontinuities on asphalt roads using neural networks trained from physical models of vertical vehicle dynamicseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Shiki, Sidney Bruce
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573973677787523por
dc.description.resumoCom o crescimento das cidades, tem sido notável o maior despenho de tempo das pessoas dentro dos meios de transporte em vias asfaltadas, com isso, diversas problemáticas relacionadas à ergo- nomia emergem. Neste contexto, este trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de uma metodologia de treinamento de redes neurais artificiais para a classificação de descon- tinuidades em vias asfaltadas, empregando modelos físicos da dinâmica vertical de veículos e sinais de aceleração medidos por dispositivos móveis. Inicialmente, foi elaborado um modelo físico discreto de carro completo com 7 graus de liberdade em ambiente computacional, buscando representar a dinâmica veicular vertical. A partir desse modelo, obtiveram-se estimativas de aceleração vertical do veículo, simulando um smartphone posicionado no painel do automóvel. Posteriormente, foi implementado um algoritmo de classificação com base em redes neurais artificiais, visando analisar os sinais de vibração do veículo e identificar diferentes descontinui- dades em estradas, como lombadas, buracos e estradas normais. O algoritmo de classificação foi submetido a testes com dados simulados, considerando distintas descontinuidades e condições de velocidade do veículo, além de ser parametrizado para permitir a alteração da velocidade no modelo. Por fim, realizou-se o treinamento e a validação da rede neural, demonstrando a eficácia da metodologia proposta na criação de sistemas capazes de identificar descontinuidades em vias asfaltadas. Tal contribuição auxilia na melhoria da qualidade das estradas e, consequentemente, na segurança e conforto dos usuários.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0377701252924258por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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