dc.contributor.author | Silva, Janaína | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T13:54:28Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T13:54:28Z | |
dc.date.issued | 2023-09-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaína. Aetxara’u e a memória da pele ou “que faço com minha cara de índia”? : o encontro com a auto-história teoria.. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18785. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18785 | |
dc.description.abstract | The present interdisciplinary paper, which aims to narrate a path of resumption of
indigenous ancestry, identity and spirituality (Potiguara 2004), in the structures of the
production of academic knowledge - a path that is understood here as life-thought-theory.
We will look at the concept of autohistoria-teoría, developed by Gloria Anzaldúa in her
works; The text constitutes a dialogue with the writer, poet and indigenous activist Eliane
Potiguara (Potiguara 2018), who narrates the story lived by the women in her family
throughout the Brazilian colonization process, starting from her journey of resumption,
whose process involves understanding herself, added the investigation of the process of
forced migrations in the territories of their ancestors and the political articulation
configured from the resumption; reflections on decolonizing methodologies that affirm
indigenous authorship in academic research spaces . The crossroads of these three
references is added to the gathering of material and immaterial traces of memory such as
family objects, reports of indigenous and black women, their ancestry and spirituality
practiced in their relationship with the land and with food and herbs, brought, within the
scope of this research, as elements or devices of memory. As critical fabulation is a
resource to face epistemicides, ethnocides, erasures and twists of history, present in this
struggle between worlds and words. Like the struggle between worlds, of the nepantla
condition (Anzaldúa 2005), writing as an enunciative possibility in the field of anticolonial
imagination, in a transit between social and identity borders, between languages and in a
continuous process of updating and reinscribing the autobiographical narrative as an
affirmation of reality about our existences and ancestors. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | auto-história teoria | por |
dc.subject | memória | por |
dc.subject | identidade | por |
dc.subject | retomada | por |
dc.subject | fabulação | por |
dc.subject | memory | eng |
dc.subject | identity | eng |
dc.subject | resumption | eng |
dc.subject | fabulation | eng |
dc.title | Aetxara’u e a memória da pele ou “que faço com minha cara de índia”? : o encontro com a auto-história teoria. | por |
dc.title.alternative | Aetxara'u and the memory of the skin or "what do I do with my Indian face"? : the encounter with self-history theory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Geraldo Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516168011612531 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Mendonça, Viviane Melo de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4827331651090223 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, narra um percurso de retomada da
ancestralidade, da identidade e da espiritualidade indígenas (POTIGUARA, 2004), nas
estruturas da produção do conhecimento acadêmico - percurso que é entendido, aqui,
como de vida-pensamento-teoria, em aproximação com o conceito de autohistoria-teoría
desenvolvido por Gloria Anzaldúa em suas obras. O texto se constitui em diálogo com a
escritora, poetisa e ativista indígena Eliane Potiguara (POTIGUARA, 2018), que narra a
história vivida pelas mulheres de sua família ao longo do processo de colonização
brasileira, a partir de sua jornada de retomada, cujo processo envolve a compreensão de
si mesma, somada à investigação do processo de migrações forçadas nos territórios de
seus antepassados e a articulação política configurada a partir da reivindicação da
história; as reflexões de Linda T. Smith sobre metodologias descolonizadoras que afirmam
autorias indígenas nos espaços acadêmicos de pesquisa e a investigação da narrativa
familiar a partir de procedimentos criativos e na relação com artes e artistas
contemporâneos indígenas. A encruza dessas referências soma-se à reunião e à
intersecção de vestígios materiais e imateriais da memória, como objetos familiares,
relatos de mulheres indígenas e negras vivas, sua ancestralidade e espiritualidade
praticadas na relação com a terra, com alimentos, ervas e a costura de bonecas, trazidas,
no âmbito desta pesquisa, como elementos ou dispositivos de memória. Tal qual a
contenda entre mundos, da condição nepantla (ANZALDÚA, 2005) à escrita como
possibilidade enunciativa no campo da reimaginação, num trânsito entre fronteiras
sociais e identitárias, entre línguas e linguagens e num contínuo processo de atualização
e reinscrição da narrativa autobiográfica como afirmação da realidade sobre nossas
existências e ancestralidades. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-So | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7197841105038123 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-1352-0027 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1352-0027 | por |