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dc.contributor.authorBispo, Lucas Henrique da Silva
dc.date.accessioned2023-11-09T18:57:35Z
dc.date.available2023-11-09T18:57:35Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationBISPO, Lucas Henrique da Silva. Projeto de elementos de uma caixa de redução com um eixo de entrada e dois de saída para o protótipo do veículo da equipe Baja UFSCar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18879.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18879
dc.description.abstractUsing a 4wd system in an off road vehicle is of utmost importance to overcome challenging terrain and overcome obstacles. Thus, the implementation of a 4x4 model in the Baja UFSCar team prototype can play an important role in the evolution of the project. However, the engine used in the Baja SAE Brasil competitions has a low power and knowing that the purpose of the project is to stimulate creativity and development of the students, the possible types of transmission that could adapt the vehicle to the 4x4 system were analyzed, so that the important factor for decision was the possibility of manufacturing by the students themselves. The present work aims to design the elements directly involved in the transmission of power from a fixed reduction box for the vehicle prototype of the Baja UFSCar team, so that it enables the transfer of power from the engines to the four wheels. Methodologies exposed in the books on the design of machine elements for shaft sizing, cylindrical and bevel gears will be used, because they are references enshrined in the subject. The design of the new gearbox was based on having minimum yield of 85%, a tolerance of ±0.6% for the actual reduction compared to the desired nominal, for both output axes and allow an assessment of the impact of the mass increase of the 4x2 system when moving to the 4x4 system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTransmissão 4x4por
dc.subjectProjeto mecânicopor
dc.subjectCaixa de reduçãopor
dc.subjectEixospor
dc.subjectEngrenagens cônicaspor
dc.subjectEngrenagens cilíndricaspor
dc.subject4x4 transmissioneng
dc.subjectMechanical designeng
dc.subjectReduction boxeng
dc.subjectAxeseng
dc.subjectConical gearseng
dc.subjectCylindrical gearseng
dc.titleProjeto de elementos de uma caixa de redução com um eixo de entrada e dois de saída para o protótipo do veículo da equipe Baja UFSCarpor
dc.title.alternativeDesign of elements of a reduction box with one input shaft and two output for the prototype of the Baja UFSCar team vehicleeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Moreno, Mariano Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1307496862518321por
dc.description.resumoA utilização de um sistema 4wd em um veículo off road é de extrema importância para superar terrenos desafiadores e transpor obstáculos. Dessa forma, a implementação de um modelo 4x4 no protótipo da equipe Baja UFSCar pode desempenhar um papel importante na evolução do projeto. Entretanto, o motor utilizado nas competições Baja SAE Brasil possui uma baixa potência e sabendo que o intuito do projeto é estimular a criatividade e desenvolvimento dos alunos, foram analisados os possíveis tipos de transmissão que pudessem adaptar o veículo para o sistema 4x4, de modo que o fator importante para decisão foi a possibilidade de manufatura pelos próprios alunos. O presente trabalho tem como objetivo o projeto dos elementos diretamente envolvidos na transmissão de potência de uma caixa de redução fixa para o protótipo veicular da equipe Baja UFSCar, de forma que viabilize a transferência de potência dos motores para as quatro rodas. Foram utilizadas metodologias expostas nos livros sobre projeto de elementos de máquinas para dimensionamento dos eixos, engrenagens cilíndricas e cônicas, por serem referências consagradas no assunto. O projeto da nova caixa de engrenagens foi baseado em ter rendimento mínimo de 85%, tolerância de ±0,6% para a redução real em relação a nominal desejada, para ambos os eixos de saída e permitir uma avaliação do impacto do aumento de massa dos componentes da caixa de redução do sistema 4x2 ao se passar para o sistema 4x4.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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