dc.contributor.author | Mattos, Kênia Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T19:01:25Z | |
dc.date.available | 2023-11-16T19:01:25Z | |
dc.date.issued | 2023-09-06 | |
dc.identifier.citation | MATTOS, Kênia Rodrigues. No interior da medida: punição e relações raciais no sistema socioeducativo na cidade de São Carlos. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18913. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18913 | |
dc.description.abstract | This dissertation investigated how ethnic-racial relations are evident in the
implementation of socio-educational measures applied in an open environment (assisted liberty
and provision of services to the community) and closed environments (hospitalization) in the
municipality of São Carlos. The methodology chosen for the investigation was mixed, being of
a qualitative nature, with analysis of the guiding and official documents on the theme of the
centers implementing socio-educational measures and interviews (in-depth with a semi structured script), carried out with employees of the socio-educational system. The quantitative
methodology refers to the analysis of sociodemographic data from the municipality's juvenile
justice system. The aim, therefore, was to observe the differences in execution and compliance
with measures in the two institutions that carry out measures in an open and closed environment
(Salesianos and Fundação Casa). In the qualitative research findings, the hypothesis that
differences exist was confirmed, with indications that in the closed environment, where
subjection is more present, racial issues are less demanded, at the same time, in both institutions
the pedagogical commitment to the ethnic-racial relations is not mobilized by the teams. In
quantitative data, racial disparities were observed in the juvenile justice system. The results
presented here may contribute to themes explored in areas of Sociology such as violence,
deprivation of liberty, juvenile justice and race relations | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.subject | Medidas socioeducativas (MSE) | por |
dc.subject | Adolescência a quem se atribui a prática de ato infracional | por |
dc.subject | São Carlos | por |
dc.subject | Race relations | por |
dc.subject | Socio-educational measures (MSE) | por |
dc.subject | Adolescence attributed to the commission of an infraction | por |
dc.title | No interior da medida: punição e relações raciais no sistema socioeducativo na cidade de São Carlos | por |
dc.title.alternative | Inside the measure: punishment and racial relations in the socio-educational system in the city of São Carlos | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sinhoretto, Jacqueline | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7743699562476490 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação investigou como as relações étnico-raciais se evidenciam na
execução das medidas socioeducativas aplicadas em meio aberto (liberdade assistida e
prestação de serviço à comunidade) e fechado (internação) no município de São Carlos. A
metodologia escolhida para a investigação foi mista, sendo de caráter qualitativo, com análise
dos documentos norteadores e oficiais da temática dos centros de execução das medidas
socioeducativas e das entrevistas (em profundidade com roteiro semiestruturado), feitas com
funcionários do sistema socioeducativo. A metodologia quantitativa refere-se a análise de dados
sociodemográficos do sistema de justiça juvenil do município. Pretendeu-se, portanto, observar
as diferenças de execução e cumprimento de medidas nas duas instituições que executam as
medidas em meio aberto e fechado (Salesianos e Fundação Casa). Nos achados da pesquisa
qualitativa, a hipótese de que as diferenças existem se confirmou, com indicativos de que no
meio fechado, onde o assujeitamento é mais presente, a temática racial é menos demandada, ao
mesmo tempo, nas duas instituições o compromisso pedagógico com as relações étnico-raciais
não é mobilizado pelas equipes. Já nos dados quantitativos, foram observadas disparidades
raciais no sistema de justiça juvenil. Os resultados aqui expostos poderão contribuir com os
temas explorados em áreas da Sociologia como violência, privação de liberdade, justiça juvenil
e relações raciais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8390564818236663 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0003-0738-0715 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8718-779X | por |