Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859)
dc.contributor.author | Prearo, Paula Aline | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T19:23:40Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T19:23:40Z | |
dc.date.issued | 2023-11-16 | |
dc.identifier.citation | PREARO, Paula Aline. Uma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859). 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19072. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19072 | |
dc.description.abstract | The objective of this master's thesis is to investigate the short stories Rip Van Winkle and The legend of Sleepy Hollow - The legend of the headless horseman -, by Washington Irving, from the perspective of dialectics, in other words, of sociological criticism, as postulated by the American theorist Fredric Jameson in The political unconscious (1992) and two other great exponents, who contribute to the delineation of the theoretical contribution of the analysis: the Brazilian literary critic Antonio Candido and Roberto Schwarz, active critic in the literary sphere. In this way, we seek to investigate, in a dialogue between literature and society, or between form and content, how the two tales mobilize, in their intrinsic organization of form, the idealization of the dream of American nation-building and its identity clashes in the face of various regional, cultural, economic, and political divisions that made up a precursor and original identity of the United States, beyond the children's reading attributed to the tales nowadays. The analysis is guided by the three interpretative levels proposed by Fredric Jameson, in which the first deals with the manifest content of the work - the text itself - and its proximity to the universe of literature for children, the second deals with the social problems that interpellate the tales, and the third expands semantically, through the ideology of the form, the interpretation of the tales as inherent parts of the construction of the history of the country, of the formation of the American nation, besides clarifying, through the form itself, the reasons why the tales are attributed the classification of children's literature. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rip Van Winkle | por |
dc.subject | Washington Irving | por |
dc.subject | A lenda do cavaleiro sem cabeça | por |
dc.subject | Fredric Jameson | por |
dc.subject | Roberto Schwarz | por |
dc.subject | Antonio Candido | por |
dc.subject | Dialética | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Estados Unidos | por |
dc.subject | Conto | por |
dc.subject | Literatura Infantojuvenil | por |
dc.subject | The legend of sleepy hollow | eng |
dc.subject | Dialectics | eng |
dc.subject | The United States | eng |
dc.subject | Short story | eng |
dc.subject | Children's literature | eng |
dc.title | Uma leitura política dos contos Rip Van Winkle (1819) e A lenda do cavaleiro sem cabeça (1820), de Washington Irving (1783-1859) | por |
dc.title.alternative | A political reading of the short stories Rip Van Winkle (1819) and The Legend of Sleepy Hollow (1820), by Washington Irving (1783-1859) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Carla Alexandra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5522506928191940 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação de mestrado é investigar os contos Rip Van Winkle e The legend of Sleepy Hollow - A lenda do cavaleiro sem cabeça -, de Washington Irving, sob a perspectiva da dialética, em outras palavras, da crítica sociológica, como postulado pelo teórico norte-americano Fredric Jameson em O inconsciente político (1992) e outros dois grandes nomes expoentes, que contribuem para o delineamento do aporte teórico da análise: o crítico literário brasileiro Antonio Candido e Roberto Schwarz, crítico atuante na esfera literária. Desse modo, busca-se averiguar, em um diálogo entre literatura e sociedade, ou ainda, entre forma e conteúdo, como os dois contos mobilizam, em sua organização intrínseca da forma, a idealização do sonho da construção da nação norte-americana e seus embates identitários diante de diversas divisões regionais, culturais, econômicas e políticas que compuseram uma identidade precursora e original dos Estados Unidos, para além da leitura infantojuvenil atribuída aos contos nos dias atuais. A análise orienta-se pelos três níveis interpretativos propostos por Fredric Jameson, em que o primeiro lida com o conteúdo manifesto da obra - o texto em si - e sua proximidade com o universo da literatura para crianças, o segundo trata das problemáticas sociais que interpelam os contos e o terceiro amplia semanticamente, por intermédio da ideologia da forma, a interpretação dos contos como partes inerentes à construção da História do país, da formação mesmo da nação norte-americana, além de clarificar, por intermédio da própria forma, as razões pelas quais aos contos é atribuída a classificação de literatura infantojuvenil. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5277481874887785 | por |