Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSiqueira, Ana Carolina Oliveira
dc.date.accessioned2024-01-16T15:56:31Z
dc.date.available2024-01-16T15:56:31Z
dc.date.issued2013-12-05
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Carolina Oliveira. Desenvolvimento de um jogo interativo sobre a dengue. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19105.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19105
dc.description.abstractDengue is a pathology caused by a virus transmitted by the Aedes aegypti mosquito and is considered one of the most serious public health problems in America. School is a privileged environment for efficient activities aimed at the same, but to do so, it needs to be pleasurable and attractive to students. The development of computer-supported software and/or educational activities directly interferes with the learning outcome and can be used in the classroom in a playful and fun way, providing intrinsic motivation in this sense. Thus, this work aimed to evaluate games on the theme “dengue” available on the internet and also to design an interactive game on the same subject, as a support for teachers and students in basic education in teaching Science. The game “Everyone against Dengue” was developed using the Microsoft PowerPoint® authoring tool. During the conception and design of the game, criteria such as target audience, content to be covered, duration and number of phases, and level of difficulty, among others, were considered. Subsequently, a testing phase was carried out to evaluate the technical functionality and suitability of the content. Through the application of a questionnaire, using the Likert scale, it was found that the majority of participating volunteers were in favor of the game, configuring its viability and acceptance. Therefore, it is expected that this game will serve as a tool to support basic education teachers in teaching about dengue and as an instrument in the training of students, informing them about the risks and prevention of this disease, as well as making them agents that modify this reality. in their communities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArbovíruspor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectJogos educacionais interativospor
dc.subjectSoftware autoralpor
dc.subjectPowerPointeng
dc.titleDesenvolvimento de um jogo interativo sobre a denguepor
dc.title.alternativeDevelopment of an interactive game about dengueeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fujihara, Ricardo Toshio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863735094370774por
dc.description.resumoA dengue é uma patologia causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e considerada um dos mais graves problemas de saúde pública na América. A escola é um ambiente privilegiado para eficientes atividades voltadas à mesma, mas para tanto, necessita ser prazerosa e atrativa aos discentes. O desenvolvimento de softwares e/ou atividades educacionais apoiadas por computador interferem diretamente no resultado do aprendizado, podendo ser utilizados em sala de aula de forma lúdica e divertida, e propiciando uma motivação intrínseca neste sentido. Assim, este trabalho objetivou avaliar jogos sobre a temática “dengue” disponíveis na internet e, também, conceber um jogo interativo sobre o mesmo assunto, como subsídio a professores e alunos da educação básica no ensino de Ciências. O jogo “Todos contra a dengue” foi desenvolvido por meio da ferramenta de autoria Microsoft PowerPoint®. Durante a concepção e projeto do jogo, foram considerados critérios como: público alvo, conteúdos a serem abordados, duração e número de fases, nível de dificuldade, dentre outros. Posteriormente, foi realizada uma fase de testes, a fim de avaliar a funcionabilidade técnica e a adequação do conteúdo. Por meio da aplicação de um questionário, utilizando a escala de Likert, verificou-se que a maioria dos voluntários participantes foi favorável ao jogo, configurando sua viabilidade e aceitação. Portanto, espera-se que este jogo sirva como ferramenta de apoio aos professores da educação básica no ensino sobre a dengue e como instrumento na formação dos alunos, informando-os sobre os riscos e prevenção desta doença, bem como os tornando agentes modificadores dessa realidade em suas comunidades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4021123691068645por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-2776-5559por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil