dc.contributor.author | Martinez, Daniel Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T18:13:05Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T18:13:05Z | |
dc.date.issued | 2024-01-12 | |
dc.identifier.citation | MARTINEZ, Daniel Gonçalves. A formação médica sob a óptica da deficiência visual: uma reflexão retrospectiva dos aspectos práticos e das barreiras virtuais e reais na carreira médica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19170. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19170 | |
dc.description.abstract | This work presents critical and retrospective reflections on the unique experiences lived through by a medical student with retinitis pigmentosa, a visual impairment. The approach highlights participation in the active learning model - Problem Based Learning (PBL) - providing a distinctive perspective on the adaptation and contribution of this method to their education. Furthermore, it addresses the challenge imposed by the pandemic on sustaining learning, emphasizing strategies used to overcome barriers imposed by the context. The paper provides a detailed insight into the barriers experienced by the student with special needs, highlighting those that proved to be truly insurmountable and how these limitations impacted the academic journey, as well as the barriers faced and overcome through dedication and the pursuit of alternative paths, highlighting resilience and the ability to overcome challenges.Through this account, it showcases not only the obstacles faced but also the importance of adaptation, seeking alternative solutions, and commitment to the educational journey, contributing to a more inclusive and empathetic view in the field of medicine. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Reflexão retrospectiva | por |
dc.subject | Medicina | por |
dc.subject | Barreiras | por |
dc.subject | Visual deficiency | eng |
dc.subject | Retrospective reflexion | eng |
dc.subject | Medicine | eng |
dc.subject | Barriers | eng |
dc.title | A formação médica sob a óptica da deficiência visual: uma reflexão retrospectiva dos aspectos práticos e das barreiras virtuais e reais na carreira médica | por |
dc.title.alternative | Medical training from the perspective of visual impairment: a retrospective reflection on practical aspects and virtual and real barriers at medical career | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Andreucci, Carla Betina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8276149979667627 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho traz reflexões críticas e retrospectivas das experiências singulares vivenciadas no curso de medicina por um discente portador de retinose pigmentar, uma deficiência visual. A abordagem destaca a participação no modelo de aprendizagem ativa - Problem Based Learning (PBL) - oferecendo uma visão única sobre a adaptação e contribuição desse método para sua formação. Ademais, aborda o desafio imposto pela pandemia na permanência da aprendizagem, ressaltando estratégias utilizadas para superar as barreiras impostas pelo contexto. O trabalho oferece uma visão detalhada das barreiras vivenciadas pelo discente portador de necessidades especiais, ressaltando aquelas que se mostraram verdadeiramente intransponíveis e como essas limitações impactaram a jornada acadêmica, assim como das barreiras enfrentadas e vencidas mediante dedicação e busca por caminhos alternativos, destacando-se a resiliência e a capacidade de superação diante de desafios. Por meio desse relato, são evidenciados não apenas os obstáculos enfrentados, mas também a importância da adaptação, da busca por soluções alternativas e do compromisso com a jornada educacional, contribuindo para uma visão mais inclusiva e empática no campo da medicina. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4154007514072002 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0003-3070-6813 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-5590-108X | por |